one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - DF, 28/05/2014 - O presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves recebe e ouve as reivindicações da Comissão da Mobilidade Nacional Indígena.

Imagem:

Compartilhar:

Líderes indígenas apresentam reivindicações a presidentes da Câmara e do Senado

Criado em 28/05/14 21h06 e atualizado em 28/05/14 21h19
Por Iolando Lourenço Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Lideranças indígenas reuniram-se no início da noite de hoje (28) com os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para pedirem apoio na tramitação de matérias de interesse dos índios.

Leia mais notícias:

Índios protestam contra discriminação e apresentam queixa ao STF

A principal luta das comunidades é impedir a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/2000), que inclui entre as competências exclusivas do Congresso Nacional a aprovação de demarcação de terras indígenas e a ratificação das demarcações já homologadas; estabelecendo que os critérios e procedimentos de demarcação serão regulamentados por lei. A PEC é defendida pelos integrantes da bancada ruralista.

Representante da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara disse que os presidentes da Câmara e do Senado prometeram colocar as matérias de interesse dos indígenas em votação, se houver amplo consenso nas Casas Legislativas. “O presidente Henrique Alves assumiu o compromisso de não aprovar a PEC 215, enquanto não houver consenso dentro da Casa.  Isso foi um ganho para os povos indígenas”, disse. O mesmo compromisso foi assumido pelo senador Renan Calheiros, segundo a representante.

Segundo ela, há mais de dois anos os indígenas estão lutando no Congresso para impedir a aprovação da PEC, uma vez que “os ruralistas estão impondo as mudanças sobre a demarcação das nossas terras. Eles querem dar o parecer se uma terra é indígena ou não. Lutamos contra essa mudança no processo de demarcação de terra”.

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário