one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Avião KC-390

Imagem:

Compartilhar:

Presidenta Dilma destaca inovações da indústria brasileira de defesa

Criado em 20/05/14 15h16 e atualizado em 20/05/14 15h58
Por Paulo Victor Chagas Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Na inauguração do hangar onde será montada a última parte do avião KC-390, a presidenta Dilma Rousseff defendeu a indústria nacional de defesa, e destacou a importância da produção de tecnologia e conhecimento no país. Segundo ela, as  instalações demonstram a capacidade dos brasileiros de produzir bens de alta tecnologia, e são um “legítimo exemplo do Brasil inovador”.

O avião KC-390 será usado no transporte tático militar e no reabastecimento de outros aviões em voo. A aeronave é desenvolvida pela Embraer, em parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro voo de dois protótipos deve ocorrer agora em 2014, cinco anos após o início do projeto em 2009.

Veja também no Portal EBC:

Temer representa o Brasil na posse do presidente sul-africano, Jacob Zuma

Zavascki revê decisão e mantém presos da Operação Lava Jato

Estádios impedem instalação de wi-fi das operadoras, afirma sindicato de empresas de telefonia

A presidenta destacou que este será o primeiro avião cargueiro produzido no Brasil, e considerou a importância da formação de mão de obra especializada. “O país precisa que, cada vez mais, a inovação, a tecnologia e o conhecimento resultem em um país onde o uso de empregos cada vez mais qualificados significará que nós, de fato, entramos no caminho de um outro tipo de desenvolvimento”, disse Dilma.

Segundo o Blog do Planalto, 1,2 mil empregos diretos e 6,5 mil indiretos foram gerados no desenvolvimento do projeto e as estimativas são que, na produção da aeronave serão criados 2,1 mil e 10,5 mil, respectivamente, em mais de 30 empresas nacionais.

Durante a inauguração da linha de montagem, foi assinado contrato para que a FAB compre 28 unidades do cargueiro. Dilma avaliou que “a partir de agora nós temos melhores condições de transformar KC-390 em um produto que será vendido, eu acredito, em todas as partes do mundo”.

Segundo o Planalto, o KC-390 será capaz de desempenhar várias funções além das tradicionais, como operar em pequenas pistas na Amazônia, realizar busca, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo. Ao detalhar os programas do governo para a área, Dilma disse que essa não é uma “experiência isolada de sucesso”.

“Do conjunto de experiências fazem parte o programa de submarinos de propulsão convencional e nuclear, o sistema integrado de monitoramento de fronteiras terrestres e construção de satélites para comunicações estratégicas”, descreveu ela.

Os investimentos para a construção do KC-390 somam até o momento R$ 4,9 bilhões, incluindo a produção de dois protótipos. O projeto agrega parcerias com Argentina, Portugal e República Tcheca, e recebeu 60 cartas de intenção de compra feitas por outros países.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário