one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) conduz sessão deliberativa

Imagem:

Compartilhar:

Renan Calheiros cobra indicações da oposição para CPI do Senado

Criado em 06/05/14 19h31 e atualizado em 06/05/14 19h38
Por Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil Edição:Wellton Máximo Fonte:Agência Brasil

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), leu hoje (6), em plenário, o nome de dez indicados até o momento para compor a Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras. Todos os líderes partidários fizeram as indicações de seus membros, exceto a oposição, que terá direito a três vagas.

Leia mais notícias:

CPMI da Petrobras é caminho mais correto, diz presidente da Câmara

Renan cancela encontro com oposição para discutir CPMI da Petrobras

Conforme anunciado pelo presidente, farão parte da CPI como titulares os senadores João Alberto (PMDB-MA), Valdir Raupp (PMDB-RO), Vital do Rêgo (PMDB- PB), Ciro Nogueira (PP-PI), José Pimentel (PT-CE), Humberto Costa (PT-PE), Aníbal Diniz (PT-AC), Acir Gurgacz (PDT-RO), Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP) e Gim Argello (PTB-DF).

Os dois maiores partidos de oposição na Casa, PSDB e DEM, decidiram não fazer as indicações dos três nomes aos quais têm direito para firmar posição política a favor da criação de uma CPI mista, que também terá a participação de deputados.

“Da nossa parte, não achamos que seja razoável, adequado, nem justo que os deputados federais sejam privados de participar de uma investigação tão importante, não para a oposição, como querem fazer crer alguns, mas para a sociedade brasileira, aviltada, envergonhada e indignada com as sucessivas denúncias de corrupção que ocorrem no seio, no coração da mais importante empresa brasileira, a Petrobras”, alegou o senador Aécio Neves (PSDB-MG) em plenário.

O presidente Renan Calheiros, no entanto, avisou que, se os oposicionistas não fizerem as indicações deles para a CPI do Senado, caberá à presidência da Casa fazê-lo. “Se algum líder não indicar, o presidente vai ser obrigado a fazer a indicação no prazo de três sessões”, avisou. Os oposicionistas têm até amanhã para fazer as indicações.

Mais cedo, Renan Calheiros também comunicou ao plenário que convocou para amanhã (7) sessão do Congresso Nacional para definir os rumos da CPMI da Petrobras, defendida pela oposição. Na oportunidade, o presidente pedirá aos líderes partidários da Câmara e do Senado que façam as indicações dos membros da comissão mista.

Criticando a postura da oposição de apostar na CPMI e tentar esvaziar a CPI do Senado, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lembrou que foram os próprios oposicionistas que recorreram ao Supremo Tribunal Federal para garantir o direito de promover a comissão de inquérito no Senado. “Espero, sinceramente, que a oposição indique seus nomes para que instalemos a CPI do Senado, que é a CPI que estamos agora com fato concreto e que teve uma deliberação do Supremo. A CPMI, vamos discutir amanhã. É outra situação. Queria pedir, fazer esse apelo que a oposição indicasse seus nomes”, disse a senadora em plenário.

Editor Wellton Máximo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário