one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fique por dentro das eleições na Paraíba

Imagem:

Compartilhar:

Com 2,8 milhões de eleitores, Paraíba tem seis candidatos ao governo estadual

Criado em 29/07/14 06h53 e atualizado em 29/07/14 08h16
Por Iolando Lourenço Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

Com 223 municípios e população de mais de 3,9 milhões habitantes, o estado da Paraíba é um dos mais importantes do Nordeste e berço de vários poetas e escritores como Ariano Suassuna, que morreu na última semana, Augusto dos Anjos, José Américo de Almeida, José Lins do Rego, Assis Chateaubriand – fundador dos Diários Associados – e o economista Celso Furtado, entre outros.

Leia mais notícias sobre as Eleições de 2014

A economia paraibana tem como principais pilares os setores de comércio e serviços. A agricultura também tem papel importante e se baseia no cultivo da cana-de-açúcar, abacaxi entre outros produtos.  Na pecuária, o destaque é a criação de caprinos. A indústria do estado está voltada, principalmente, para os setores de alimentação, têxtil, de couro e de calçados. O turismo também tem participação importante na economia paraibana, que tem o litoral entre os mais bonitos do Brasil, com praias tranquilas, de areia fina e coqueirais.

Com um eleitorado de 2,8 milhões, a Paraíba terá seis candidatos na disputa pelo governo do estado nas eleições de outubro. Entre os concorrentes, estão ex-governadores, senadores, o atual governador e candidatos que entraram na corrida pela primeira vez para ocupar o Palácio da Redenção, sede do governo estadual. O palácio foi construído em 1586 pelos jesuítas, primeiros missionários que chegaram à Paraíba..

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) é um dos candidatos ao governo estadual.  Cássio é advogado, tem 51 anos, já governou a Paraíba por duas vezes, mas teve o último mandato cassado em 2009 pela Justiça Eleitoral por abuso de poder econômico cometido nas eleições de 2006.  Já foi deputado federal por dois mandatos e prefeito da sua cidade – Campina Grande – por três vezes. Ele tem como candidato a vice Ruy Carneiro. Cássio tem o apoio de uma aliança formada por 14 partidos.

O senador Vital do Rêgo disputa o governo estadual pela primeira vez, numa aliança formada pelo PMDB e PT. Vitalzinho, como é conhecido, é advogado e médico. Começou na política como vereador de sua cidade – Campina Grande – depois foi deputado estadual e federal. No Senado, presidiu a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira (que investigou as relações do bicheiro Carlos Cachoeira com políticos). Atualmente, Vital preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a CPMI da Petrobras, a CPI da Petrobras e é relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele tem como vice o empresário Roberto Paulino.

O atual governador Ricardo Coutinho (PSB), 53 anos, disputa a reeleição para mais quatro anos de mandato, por uma coligação formada por 10 partido.  Ele tem como companheira de chapa a empresária de Campina Grande Lígia Feliciano. Ricardo Coutinho é farmacêutico de profissão e começou a carreira política no movimento estudantil. Foi vereador da capital paraibana João Pessoa por dois mandatos, deputado estadual por duas vezes e prefeito de João Pessoa também por duas vezes.

O servidor público estadual Antonio Radical disputa o governo da Paraíba pelo PSTU. Natural de João Pessoa, ele tem 47 anos, é formado em História e professor do ensino fundamental. Já disputou por duas vezes a prefeitura da capital, mas foi derrotado. Ele tem como candidata a vice-governadora a servidora pública federal Lena leite.

O PROS tem como candidato ao governo da Paraíba o deputado Major Fábio, 44 anos. Ele está em seu segundo mandato como deputado federal. O candidato a vice em sua chapa será o empresário Olavo Filho.

O PSOL lançou como candidato ao governo paraibano Tarcio Holanda Teixeira, que registrou sua candidatura com o nome de Tárcio. Ele tem 37 anos, é assistente social e presidiu o Conselho Regional de Serviço Social da Paraíba até abril deste ano. Ele tem como companheiro de chapa o servidor público estadual Marcos Dias.

Editor: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário