one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos inaugura nesta segunda-feira (21) o Comitê Central de sua campanha em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Eduardo Campos propõe aumentar repasse para Fundo de Participação dos Municípios

Criado em 31/07/14 18h41 e atualizado em 07/08/14 09h57
Por Mariana Jungmann Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e a candidata a vice, Marina Silva, fizeram campanha hoje (31) em Porto Alegre (RS). Campos participou de um painel com presidenciáveis promovido pela Federação das Associações e Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Campos disse que há uma omissão do governo federal na negociação de conflitos entre indígenas e produtores rurais em diversos estados. “Dizem por aí que nós somos contra os agricultores. No entanto, sabemos que aqui no Rio Grande do Sul, como em Mato Grosso do Sul e em outros estados, as populações indígenas e os produtores rurais chegaram a acordos sobre as fronteiras das terras de um e de outro que só não foram efetivados porque o governo federal foi omisso, se ausentou do papel de promover o diálogo para evitar o enfrentamento entre as partes, não quis dispor de alguns milhões, não bilhões como fez na ajuda que deu ao setor elétrico, para selar a paz no campo. Infelizmente, em razão dessa omissão, já presenciamos mortes em Mato Grosso do Sul e aqui no Rio Grande”, disse.

Em entrevista à imprensa, o candidato também disse, que se eleito, irá aumentar em 2% o Fundo de Participação dos Municípios para permitir que as prefeituras possam fazer os investimentos previstos em lei. “Essa é uma causa que unifica os prefeitos do Brasil. As prefeituras, só no governo Dilma, saíram de 14% na participação do conjunto das receitas públicas para 11%. Estamos falando de recompor uma participação que os municípios tinham no bolo tributário brasileiro”.

Além disso, ele destacou a necessidade de se modificar o indexador da dívida dos estados – uma negociação que permanece travada no Congresso Nacional desde o ano passado. De acordo com Campos, o atual nível de endividamento dos estados impede que eles façam investimentos, e o Rio Grande do Sul é o maior exemplo disso. Para resolver o problema, o candidato propõe que “a União precisa fazer um debate federativo, sem quebrar a Lei de Responsabilidade Fiscal”. “Por que teve medida provisória para resolver a dívida da prefeitura de São Paulo e não teve do Rio Grande do Sul? Uma coisa vale para São Paulo capital e outra vale para o Rio Grande do Sul? Dois pesos, duas medidas? É assim que se governa?”, questionou.

Campos prometeu ainda que, caso seja eleito, irá colaborar para que os estados paguem o piso nacional aos professores. Segundo ele, a valorização dos docentes é condição para a melhoria da educação e um tema que não tem recebido atenção do governo federal.

Eduardo Campos e Marina também fizeram passeata pela Rua da Praia, na capital gaúcha, e inauguraram o comitê central de campanha no estado.

Editora: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário