one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O único grão que apresentou expectativa de crescimento na área cultivada foi a soja

Imagem:

Compartilhar:

Entre os maiores exportadores de soja mundiais, MT reúne 5 candidatos ao governo

Criado em 30/07/14 06h23 e atualizado em 30/07/14 07h33
Por Danilo Macedo Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Um dos maiores produtores e exportadores de soja do mundo, o estado de Mato Grosso, que também se destaca pela venda internacional de milho, algodão e carne bovina, terá cinco candidatos na corrida pela disputa do governo, em 2014. Apesar de ser o terceiro maior estado do Brasil, Mato Grosso tem apenas 3,18 milhões de habitantes distribuídos em 141 municípios.

O senador Pedro Taques (PDT), de 46 anos, é candidato ao governo pela coligação Coragem e Atitude para Mudar, formada pelo PP, DEM, PSDB, PSB, PPS, PV, PTB, PSDC, PSC, PRP, PSL, PRB e o PDT. Formado em direito, já foi procurador da República, cargo que o tornou conhecido pelo combate a grupos de extemínio e ao crime organizado na Amazônia. Em 2010, pediu exoneração do Ministério Público Federal para disputar a eleição ao Senado, na qual surgiu como surpresa e acabou eleito.

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2014

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

O médico Lúdio Cabral (PT), de 43 anos, representará a coligação Amor a Nossa Gente, composta pelo PMDB, PROS, PR e PCdoB e o PT. Com carreira política recente, iniciada em 2004, quando foi eleito vereador da capital, reelegeu-se ao cargo em 2008. Em 2012, disputando a prefeitura de Cuiabá, chegou ao segundo turno, perdendo com 45,5% dos votos válidos.

O deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), de 55 anos, é o candidato da coligação Viva Mato Grosso, que conta com o apoio de PTC, PTN, PEN, PRTB e SD. Formado em direito, foi prefeito de Juara, município no norte do estado, entre 1983 e 1988, e, depois de ser sido eleito deputado estadual em 1994, conseguiu se reeleger quatro vezes.

José Marcondes dos Santos Neto, o Muvuca (PHS), da coligação Mobilizar e Humanizar, é o candidato mais novo na disputa pelo cargo de governador de Mato Grosso. Com 39 anos de idade, atua como jornalista e conta com o apoio do PMN.

O advogado José Roberto Cavalcante, ou Dr. Roberto, como aparecerá na urna, de 52 anos, é o candidato próprio do PSOL. Somados, os cinco candidatos declararam previsão de gastos de até R$ 110 milhões na campanha deste ano para o cargo de governador.

Mato Grosso tem cerca de 2,2 milhões de pessoas aptas a votar, que representam 1,53% do total de eleitores do país. Apenas 5,4% deles têm curso superior completo como grau de instrução e 31,7%, o ensino fundamental incompleto. Os analfabetos são 5,1% dos eleitores. Além das cinco candidaturas ao governo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) recebeu 328 pedidos de registro de candidatura para deputado estadual e 105 para deputado federal.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário