one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lago Grande, Parque Estadual do Cantão, na região do Araguaia, Tocantins.

Imagem:

Compartilhar:

Mais novo estado brasileiro, Tocantins tem seis candidatos a governador

Criado em 28/07/14 03h33 e atualizado em 28/07/14 08h27
Por Ana Cristina Campos Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

O estado do Tocantins, o mais jovem do país, tem 996 mil eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. Eles vão escolher um dos seis candidatos a governador da unidade federativa criada em 1988. A agropecuária é a principal atividade econômica, com destaque para o cultivo da soja e a pecuária bovina de corte. O Tocantins contribui com 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional – soma de todos os bens e serviços produzidos no país.

O estado tem uma população estimada em quase 1,5 milhão, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 50,23% do eleitorado do Tocantins são homens e 49,77%, mulheres. No total, 8% dos eleitores são analfabetos, 27% têm ensino fundamental incompleto e 7%, superior completo.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014

O governador Sandoval Cardoso, 37 anos, do Solidariedade, é candidato à reeleição pela coligação A Mudança que a Gente Vê, formada por 17 partidos (PRB, PP, PDT, PTB, PSL, PSC, PR, PPS, DEM, PRTB, PHS, PTC, PSB, PRP, PSDB, PEN e SD). No dia 4 de maio, o então presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins foi eleito governador do estado. A escolha indireta, feita pelos demais deputados da Casa, ocorreu devido à renúncia do governador eleito Siqueira Campos e do vice, João Oliveira. Desde a renúncia, em abril, Cardoso ocupava o cargo interinamente.

O ex-governador Marcelo Miranda, 52 anos, do PMDB, concorre pela coligação A Experiência Faz a Mudança (PMDB, PT, PSD e PV). Em 2002, foi eleito governador e reeleito em 2006. Miranda teve o mandato de governador cassado em setembro de 2009 por abuso de poder político nas eleições de 2006. Em 2010, concorreu a senador mas teve o registro negado pelo TSE.

O senador Ataídes Oliveira, 54 anos, é o candidato do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) pela coligação Reage Tocantins (PROS, PTN, PPL, PMN, PSDC, PCdoB, PTdoB). É a primeira vez que ele disputa o governo do estado.

Sem coligação, o ex-vereador de Palmas Joaquim Rocha, 50 anos, concorre também pela primeira vez ao governo do estado pelo PSOL. Em 2006, foi candidato a deputado federal pelo partido.

Carlos Potengy, bancário de 58 anos, do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Luís Cláudio, advogado de 51 anos, do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), disputam ainda pela primeira vez o pleito para o Executivo estadual, sem coligação.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário