one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Testemunhas de Vargas não comparecem ao Conselho de Ética

Criado em 09/07/14 18h32 e atualizado em 09/07/14 21h48
Por Iolando Lourenço Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Os depoimentos das testemunhas de defesa do deputado André Vargas (sem partido-PR), no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, previstos para hoje (9) foram adiados para o próximo dia 15. A transferência das oitivas ocorreu porque nenhuma das oito testemunhas indicadas pela defesa do parlamentar compareceu à reunião do conselho.

Leia mais notícias no Portal EBC

As testemunhas convidadas pelo Conselho de Ética justificaram a ausência alegando compromissos agendados anteriormente para o dia de hoje. O prefeito de Apucarana (PR), Carlos Alberto Gebrim Preto (Beto Preto), informou ao conselho que poderá comparecer à reunião do dia 15. Já o empresário Roberto Vezozzo, de Londrina (PR), informou que poderá comparecer ao conselho logo após a Copa do Mundo.

Outras testemunhas arroladas pelo deputado André Vargas, convidadas para a reunião de hoje do Conselho de Ética, não responderam aos convites nem se colocaram à disposição para prestar esclarecimentos sobre as denúncias envolvendo o deputado André Vargas. Entre as testemunhas indicadas pela defesa do deputado está o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

André Vargas responde a processo de quebra de decoro parlamentar, no Conselho de Ética, por denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. Vargas, que era vice-presidente da Câmara, teve que renunciar ao cargo após a divulgação de denúncias de envolvimento com o doleiro, inclusive pelo uso de um avião fretado por Youssef para Vargas viajar ao Nordeste, de férias, com a família.

O relator do processo, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), ficou aborrecido com o não comparecimento das testemunhas para as oitivas.  Ele garantiu que o prazo para o fim da instrução do processo no conselho será plenamente respeitado. Se houver recesso parlamentar, a partir do dia 18, o prazo para as investigações encerra-se em 12 de agosto; se não houver o recesso, o prazo acaba no dia 29 deste mês.

Em relação ao processo de quebra de decoro parlamentar contra o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA), que também está sendo analisado pelo Conselho de Ética, ainda não há datas previstas para as oitivas de acusação e defesa. Os convites para os depoimentos estão sendo preparados pelos funcionários do conselho. Argôlo também responde a processo por denúncias de envolvimento com Youssef.

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário