one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Vereadores da oposição querem instalar CPI para investigar ex-secretário do Rio

Criado em 29/07/14 20h16 e atualizado em 29/07/14 21h09
Por Agência Brasil Edição:Luana Lourenço

Vereadores da bancada de oposição ao prefeito Eduardo Paes decidiram hoje (29), em reunião na Câmara Municipal do Rio, pedir a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar os contratos da gestão do ex-secretário municipal de Desenvolvimento Social, deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ).

A intenção dos parlamentares é conseguir apoio de vereadores da base aliada ao prefeito, já que Paes abriu auditoria para apurar as denúncias de corrupção que envolvem o deputado.

Confira no Portal EBC:

Maioria dos eleitores tem ensino fundamental incompleto, diz TSE

Saiba como são as regras para concursos públicos em ano eleitoral

Segundo reportagens das revistas Veja e Época, Bethlem disse a sua ex-mulher que recebia uma “mesada” de R$ 70 mil da organização não governamental (ONG) Casa Espírito Tesloo, que prestava serviços para sua pasta, entre 2011 e 2012.

Na primeira sessão da Câmara de Vereadores do Rio após o recesso, no próximo dia 5, os parlamentares irão se mobilizar para conseguir as assinaturas necessárias para o requerimento de criação da CPI. Das 17 assinaturas necessárias, oito já estão asseguradas: as dos vereadores Eliomar Coelho, Jefferson Moura, Paulo Pinheiro e Renato Cinco, do PSOL, Leonel Brizola Neto e Reimont, do PT, Marcio Garcia (PR) e Teresa Bergher (PSDB), todos presentes na reunião de hoje.

De acordo com o vereador Jefferson Moura, não há como não levar em consideração o teor das denúncias, que apontam desvio de recursos públicos do Fundo Municipal de Assistência Social, caixa dois em campanhas eleitorais com dinheiro vindo de um empresário do setor de transporte público, além da existência de uma conta bancária na Suíça.

“Queremos ampliar esse chamado para além da oposição. Nós compreendemos que, neste momento, há uma circunstância que envolve recursos públicos da cidade do Rio de Janeiro, com indícios fortíssimos, para não dizer inquestionáveis, de que esses recursos foram utilizados para fins privados e, muito possivelmente, eleitorais, como lançamento de campanha. Entendemos que é preciso que a Câmara Municipal se posicione”, disse Moura.

Além da instalação da CPI, os vereadores da oposição também decidiram durante a reunião de hoje comunicar à superintendência da Polícia Federal do Rio o suposto crime de evasão de divisas, já que as denúncias indicam a existência de uma conta bancária na Suíça em nome de Bethlem.

“Solicitamos uma audiência com a procuradora estadual responsável pelo caso, já que coincidentemente, retornaram ao nosso gabinete informações contratuais, dados e planilhas, frutos de um requerimento de informação que fizemos no ano passado. Na análise da nossa equipe técnica, há dados que reforçam o que foi relatado pela ex-mulher do secretário. Encaminharei também ao Ministério Público Federal, porque boa parte dos recursos são federais, de políticas assistenciais repassadas ao município do Rio”, explicou.

Editora: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário