one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Brasília - A ex-senadora Marina Silva convoca a imprensa, mas adia anúncio de sua decisão sobre as próximas eleições em 2014

Imagem:

Compartilhar:

Carreira política de Marina começou no movimento seringalista dos anos 80

Criado em 20/08/14 21h39 e atualizado em 20/08/14 23h18
Por Mariana Jungmann Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Nascida na cidade de Breu Velho, no Acre, a ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva teve o início de sua vida política profundamente ligado ao movimento seringalista da década de 80. Filha de seringueiros e nascida Maria Osmarina Silva de Souza, Marina aprendeu a ler e escrever apenas aos 16 anos, pelo Mobral, programa de alfabetização do governo militar na década de 70.

Depois disso, cursou história na Universidade Federal do Acre e se especializou em teoria psicanalítica, psicopedagogia e metodologia em ciências contábeis, todas pela Universidade de Brasília. Trabalhou como empregada doméstica e professora. Da infância pobre, a candidata herdou também problemas de saúde ligados à contaminação por mercúrio, decorrentes da água poluída pela atividade garimpeira na região onde morava, leishmaniose, hepatite e malária.

Ajudou a fundar a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre. Seu primeiro cargo público eletivo foi como vereadora de Rio Branco, em 1988. Elegeu-se deputada estadual em 1990 e senadora em 1994, aos 36 anos, a mais jovem eleita, até então. Foi reeleita em 2002, mas afastou-se em 2003 para assumir o Ministério do Meio Ambiente no governo Lula.

Foi ministra até 2008, quando deixou a pasta após desgaste e divergências com outros membros do governo. No ano seguinte, Marina desfiliou-se do PT, em decisão que considerou uma das mais difíceis de sua vida. Passou a compor o Partido Verde (PV), pelo qual se candidatou à Presidência da República em 2010. Ao fim do primeiro turno, a candidata teve cerca de 20 milhões de votos, e ficou em terceiro lugar.

Marina ficou no PV até 2011, quando se desfiliou para iniciar o processo de criação de uma nova legenda. Em 2013, ela anunciou que, junto com outros correligionários, tinha alcançado o número necessário de assinaturas para criar a Rede Sustentabilidade. No entanto, uma parte das assinaturas foi invalidada pelos cartórios eleitorais e o registro do partido foi negado pela Justiça Eleitoral.

Em outubro do mesmo ano, convidada por Eduardo Campos para compor uma chapa à Presidência da República no próximo pleito, Marina filiou-se ao PSB e passou a ser candidata à Vice-Presidência. Desde o início, ela anunciou publicamente que não desistiu de oficializar a Rede Sustentabilidade e que, tão logo fosse possível, deixaria o PSB para se filiar ao novo partido.

Com a morte de Campos em um acidente aéreo, a pouco mais de 50 dias das eleições, Marina Silva foi escolhida pelo PSB para disputar a Presidência da República, tendo como vice o deputado Beto Albuquerque (RS). Na primeira pesquisa eleitoral após a morte de Campos, que incluiu o nome da ex-sendora como presidenciável, ela apareceu em segundo lugar, com 21% das intenções de voto, tecnicamente empatada com o candidato do PSDB, Aécio Neves.

Ao longo de sua vida pública, a ex-senadora foi reconhecida internacionalmente por seu trabalho na defesa do meio ambiente e da Floresta Amazônica. Recebeu vários prêmios de organizações internacionais ambientalistas, da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros organismos internacionais reconhecidos. É casada, tem quatro filhos e professa a religião evangélica, o que, por vezes, gera polêmicas acerca de sua posição sobre temas como casamento gay, aborto e pesquisas com células tronco embrionárias.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário