one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conselho da Previdência aprova moção à Câmara em favor de decreto presidencial

Criado em 28/08/14 15h49 e atualizado em 28/08/14 15h56
Por Ivan Richard Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou hoje (28) uma moção a ser enviada à Câmara dos Deputados pedindo o adiamento de votação para o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1.491/14 que susta  a aplicação do decreto presidencial sobre a Política Nacional de Participação Social. A matéria está na pauta para ser votada pelos deputados nos dias 2 e 3 de setembro, no chamado esforço concentrado.

Leia mais notícias

A moção, que recebeu voto contrário dos representantes das confederações nacionais da Indústria (CNI) e dos Municípios (CNM), diz ainda que o decreto não fere as atribuições do CNPS. Durante reunião do conselho, o coordenador-geral de Mecanismos Formais de Participação da Secretaria Nacional de Articulação Social, ligada à Secretaria-Geral da Presidência da República, Marcelo Pires Mendonça, defendeu o decreto presidencial e afirmou que o assunto está sendo tratado com “leviandade” por parlamentares da oposição e parte da imprensa.

“[O decreto presidencial] não é nada daquilo que alguns deputados e a imprensa estão dizendo, em uma postura leviana e de falta de informação absoluta. Ele não retira atribuição do Congresso Nacional. Pelo contrário, a democracia representativa ajuda o Parlamento”, disse Mendonça, em exposição aos membros do CNPS, na reunião, realizada pela manhã. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, defendeu a proposta em debate no Senado, mas admitiu a apresentação de um projeto de lei para regulamentar o tema.

De acordo com ele, o decreto “não surgiu do pensamento de uma pessoa” e, antes da assinatura pela presidenta Dilma Rousseff, vinha sendo discutido desde 2007. “Vínhamos debatendo com o ex-presidente Lula e o ex-ministro Luiz Dulci. [O decreto] organiza as instâncias de participação social. Ele não cria novos conselhos e comissões, nem instala novos órgãos na administração pública federal”, argumentou.

Conselheiros do CNPS criticaram a forma como o governo tratou o assunto. “Houve má condução do governo nessa discussão. Fomos esquecidos, trabalhadores e empresários”, disse Miguel Salaberry, representante da União Geral dos Trabalhadores (UGT) no CNPS. “Se o governo tivesse utilizado os mecanismos que o próprio decreto prega, como a participação popular, muitos desses maus entendidos poderiam ser evitados. Faltou uma discussão com a sociedade sobre esse decreto”, acrescentou Antônio Lisboa, representante da  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O dirigente da Secretaria Nacional de Articulação Social reconheceu que o debate sobre o decreto “não teve a capilaridade necessária”, mas argumentou que a proposta foi colocada em consulta pública e discutida em várias reuniões. Ele não descartou que a proposta seja alterada. “A intenção nossa, no futuro, é encaminhar um projeto de lei. Mas seria importante não votar [o decreto] agora. Isso significa que teremos esse resto do ano para aprofundar o debate nas questões mais polêmicas”, argumentou.

A Política Nacional de Participação Social foi lançada em maio pelo governo, instituindo conselhos populares para assessorar a formulação de políticas públicas. A oposição na Câmara reagiu com um projeto de decreto legislativo (PDC 1.491/14) para anular a política e conseguiu obstruir a pauta de votações em plenário.

No dia 15 de julho, a Câmara aprovou requerimento de urgência do líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), para a votação do PDC, apresentado pelo seu partido em maio. No entanto, não houve quórum para a apreciação da matéria no primeiro esforço concentrado, no início deste mês.

O Conselho Nacional de Previdência Social é um órgão superior de deliberação colegiada que tem como principal objetivo o acompanhamento e a avaliação dos planos e programas do setor previdenciário público. A composição é quadripartie, com participação do governo, trabalhadores em atividade, empregadores e beneficiários.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário