one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma buscará segurança jurídica para resolver conflitos relacionados à demarcação de terras indígenas

Imagem:

Compartilhar:

Dilma: queda do PIB é momentânea e segundo semestre terá recuperação

Criado em 29/08/14 20h35 e atualizado em 29/08/14 22h31
Por Paulo Victor Chagas Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

 

Após a divulgação do resultado negativo do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre, a candidata à reeleição pelo PT, presidenta Dilma Rousseff, disse que a queda é momentânea e que o país vai voltar a crescer no segundo semestre. Para a candidata, as condições internacionais e os feriados durante a Copa do Mundo contribuíram para o resultado. Na avaliação de Dilma, no segundo semestre, haverá uma “grande recuperação”.

Confira a cobertura das eleições no Portal EBC

“Um dos motivos que explica é o número de feriados que tivemos. Por conta da Copa, tivemos a maior quantidade de feriados em toda a história do Brasil dos últimos anos”, disse Dilma, após visitar laboratórios do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Salvador. Segundo a candidata, os únicos países que se saíram bem no segundo trimestre foram a China, os Estados Unidos e o Reino Unido.

“Nos demais países, você tem uma redução drástica no crescimento, inclusive aqui na América Latina. Uma das explicações foi a queda no preço das commodities”, disse, citando que o Peru, o Chile e a Colômbia também tiveram “grande redução no seu crescimento”.

Dilma destacou a educação e a infraestrutura como condições para a retomada do crescimento. “Temos de apostar na ampliação da capacidade produtiva do povo brasileiro. A segunda condição são grandes investimentos em infraestrutura, que preparam o Brasil para um novo ciclo, mais moderno e inclusivo […]. Acredito que teremos um Brasil muito mais competitivo”, disse, acrescentando que o país precisa ter menos burocracia e reduzir os impostos.       

Dilma também voltou a defender uma reforma política com a participação popular e que “preserve a ética, garanta transparência e melhor gestão dos recursos públicos”. “O Brasil precisa sem dúvida de uma reforma política uma vez que a situação que enfrentamos é extremamente defasada, o Brasil moderno e uma estrutura política ainda de 20 anos atrás. Temos que atualizar nossa representação política”.

Na opinião da candidata, a exploração do petróleo do pré-sal transforma os recursos finitos em uma riqueza perene, que é a educação. Após a entrevista, Dilma Rousseff visitou a sede do Olodum, no Pelourinho, onde discursou contra o racismo e a violência.

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário