one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


PSOL lançou neste domingo, 22, a candidatura da ex-deputada Luciana Genro (RS) à Presidência da República.

Imagem:

Compartilhar:

Luciana Genro quer asilo do Brasil a Edward Snowden

Criado em 07/08/14 19h57 e atualizado em 07/08/14 20h11
Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

 

A candidata do PSOL à Presidência da República, Luciana Genro, defendeu nesta quinta-feira (7) que o Brasil ofereça asilo político a Edward Snowden, consultor de informática que prestava serviços para a NSA (agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela se encontrou à tarde com o jornalista Glenn Greenwald, que publicou na imprensa as denúncias de Snowden sobre o sistema de espionagem dos EUA a diversos países, incluindo o Brasil.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014 no Portal EBC

“Eu pedi esta conversa com o Glenn, porque entendo, enquanto candidata à presidente, que a discussão sobre o asilo ao Snowden é um debate de interesse nacional. É uma obrigação moral oferecer asilo a alguém que teve a coragem de desafiar os Estados Unidos para revelar ao mundo um sistema de vigilância perverso, que traz o risco de transformar a internet em um instrumento de controle não só político, como pessoal”, disse a candidata.

A entrevista, originalmente marcada em uma confeitaria que funciona dentro do Forte de Copacabana, teve que ser transferida de lugar, pois a polícia alegou que é vedada a utilização de prédios públicos para eventos políticos. A entrevista ocorreu em um quiosque na beira da praia.

Luciana Genro disse que trará o tema do asilo para dentro do horário político eleitoral e também para os debates entre os candidatos. Segundo ela, é importante saber que tipos de informações foram capturadas pelos norte-americanos, incluindo do governo brasileiro e de estatais.

“O Snowden pode nos ajudar a compreender como ocorreu o vazamento de informações da Petrobras e a possibilidade de vigilância sobre a presidente da República. E de que forma as empresas de telecomunicações do Brasil contribuíram ou foram vítimas desse processo de quebra de sigilo. Sendo eleita presidente da República, meu primeiro gesto de diplomacia seria a concessão de asilo ao Snowden”, disse a candidata.

Greenwald, que atualmente mora no Rio de Janeiro, disse que Snowden gostaria de viver no Brasil, embora ele tenha recebido a prorrogação, por mais três anos, do visto de permanência na Rússia. “Todos os países que foram beneficiados com as revelações do Snowden têm uma obrigação legal e moral para proteger os seus direitos com o asilo. Para mim, os dois que têm maior obrigação são o Brasil e a Alemanha”, declarou Greenwald.

Editor Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário