one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Florianópolis (SC)

Imagem:

Compartilhar:

Oito candidatos disputam o governo de Santa Catarina

Criado em 01/08/14 07h35 e atualizado em 01/08/14 08h22
Por Luciano Nascimento Edição:Luana Lourenço Fonte:Agência Brasil

A eleição para o governo de Santa Catarina tem oito candidatos, que no dia 5 de outubro disputarão o voto de 4.859.324 eleitores, segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado.

O vencedor comandará até 2018 a unidade da federação com o segundo menor índice de violência do país. Com 6.634.254 de habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina é um dos estados mais densamente povoados do país, com 69,30 habitantes por quilômetro quadrado.

Acompanhe a cobertura das Eleições 2014

Eleições 2014: 171 candidatos a governador disputam a preferência do brasileiro

Na economia, o destaque fica para a agroindústria, a indústria têxtil e a agropecuária. Santa Catarina é o maior exportador de frango e carne suína do Brasil, o que a coloca na posição de sexta maior economia do país.

O atual governador, João Raimundo Colombo (PSD) é candidato à reeleição. Ele vai disputar o pleito na chapa formada por PSD, PRB, PMDB, PR, PTB, PSC, PSDC, PROS, PV, PCdoB, PDT e DEM. Nascido no município de Lajes, em 1955, Colombo já foi deputado estadual (1986), prefeito de Lages em 1989 e reeleito em 2000 e 2004. Antes de chegar ao governo do estado, Colombo também foi eleito deputado federal, em 1998, e senador, em 2006. Seu vice é o médico e atual vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB).

Natural de Cunha Porã, Claudio Vignatti é o candidato do PT ao governo catarinense. Com 47 anos, o empresário foi vereador do município de Chapecó entre 1997 e 2003. De 2003 a 2011, Vignatti foi deputado federal. No primeiro ano do governo Dilma Rousseff, foi secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais. O vice em sua chapa é o advogado Thiago Morastoni.

A odontóloga Marlene Soccas é uma das duas mulheres que concorrem ao governo de Santa Catarina. Ela disputa o cargo pelo PCB. Com 79 anos, nascida em Laguna, Marlene Soccas disputa sua terceira eleição. Ela é reconhecida pela luta contra a ditadura militar, quando foi presa por três anos e torturada. A empregada doméstica Valdeli é a candidata a vice na chapa.

A servidora pública estadual Janaína Deitos (PPL) também está na disputa pelo Executivo catarinense. Ela concorre na chapa formada pelo PPL e PMN. Natural de Porto Alegre, a advogada é especializada em gestão pública, iniciou sua militância política no movimentos estudantis e feminista. Janaína Deitos disputou sua primeira eleição em 2012, quando foi candidata à prefeitura de Florianópolis. O servidor público aposentado Beto Pereira (PMN) completa a chapa como candidato a vice.

O professor e economista Afrânio Boppré concorre ao cargo pelo PSOL. Nascido em 1960, em Florianópolis, ele cumpriu dois mandatos como deputado estadual, quando ainda era filiado ao PT. Atualmente, é presidente do PSOL em Santa Catarina e vereador de Florianópolis. Afrânio Boppré terá como vice em sua chapa o advogado Sargento Armindo.

O senador Paulo Bauer (PSDB) concorre com apoio da coligação formada pelo PP, PSL, PTN, PPS, PRTB, PHS, PTC, PSB, PSDB, PEN, PTdoB e SD. Com 57 anos, nascido em Blumenau (SC),  Paulo Bauer é contador e administrador. Em 1987, foi eleito deputado estadual; entre 1999 e 2002, foi vice-governador do estado. Elegeu-se ainda quatro vezes para a Câmara dos Deputados e, em 2010, conquistou uma vaga no Senado. O deputado estadual Joares Ponticelli (PP) é o candidato a vice na chapa.

O servidor público Elpídio Neves disputa a vaga pelo PRP. Aos 59 anos e natural do município de Quatá (SP), esta é a segunda vez que Elpídio Neves se candidata ao governo catarinense. Em 2006, disputou o cargo pelo PTC, quando obteve 2.589 votos. O militar reformado Nilton Silva completa a chapa no cargo de vice.

Disputando sua oitava eleição, Gilmar Salgado concorre ao cargo pelo PSTU. Com 54 anos, nascido em Maravilha, o candidato é formado em gestão ambiental e é servidor público. Já concorreu duas vezes ao Senado e à prefeitura de Florianópolis. Foi ainda candidato à Câmara de Vereadores da capital. É a terceira vez que tenta ser governador de Santa Catarina. A professora Cintia dos Santos é a candidata à vice em sua chapa.

Edição: Luana Lourenço

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário