one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rui Costa Pimenta, candidato à presidência pelo PCO

Imagem:

Compartilhar:

Rui Costa Pimenta e Eduardo Jorge defendem legalização da maconha

Criado em 05/08/14 22h43 e atualizado em 06/08/14 18h54
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Em debate na noite desta terça-feira (5), na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), os candidatos à Presidência da República Rui Costa Pimenta (PCO) e Eduardo Jorge (PV) defenderam a legalização do uso da maconha. Apesar de todos os demais candidatos terem sido convidados, eles foram os únicos a comparecerem ao evento denominado Maconha e Eleições: a Ousadia que Faz a Diferença, promovido pela Associação Cultural Cannabica de São Paulo.

Para o candidato do PCO, as drogas têm sido um dos principais pretextos para a repressão policial no Brasil, e têm justificado a ação internacional de países imperialistas. “Esses motivos nos levam a colocar o problema de que é necessário lutar para eliminar esse crime artificial, um crime inventado. É um crime que não é crime. É um crime como a prostituição, apenas um problema moral transformado em legislação”, disse.

Ele ressalvou, no entanto, que o partido não é favorável ao uso de drogas, mas não considera seu consumo um problema de saúde. “Nós consideramos que o problema do uso de drogas, ao contrário do que a ideologia conservadora procura apresentar, é um problema de cada um, não é um problema moral. Também não é um problema de saúde. É um problema de cada pessoa, não é o estado que tem que determinar o que cada um deve fazer ou deve pensar”, disse.

Em defesa da legalização da maconha, o candidato Eduardo Jorge lembrou que a medida poderia trazer benefícios para diversas áreas, como na criminal. “Há repercussões positivas na área penitenciária, na possibilidade de esvaziar [as cadeias] e passar a ter condições mais humanas para que a pessoa presa possa ter direito ao trabalho e sair de lá com condições de se reintegrar”, disse.

O candidato do PV destacou que as pesquisas atuais – que indicam que a maioria da população é contra a legalização das drogas – devem ser relativizadas, já que as pessoas entrevistadas, segundo ele, podem não ter conhecimento amplo das informações sobre seu uso.  “Esse é um tema órfão, já que os demais candidatos, organizados pelos marqueteiros, evitam falar disso de qualquer jeito”, ressaltou.

Eduardo Jorge lembrou que a maconha já foi usada pela medicina por milênios, e disse que somente quando as drogas sintéticas começaram a ser patenteadas é que a proibição foi determinada. “A maconha é uma substância que tem tradição de uso na medicina 2 mil anos antes de Cristo e, até o final do século 19, era bastante usada”.

O candidato do PV disse ainda que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia prometido que liberaria, em junho passado, a importação do princípio ativo da maconha para tratamentos medicinais, "mas o governo federal capitulou e adiou [a decisão] para depois das eleições”.

 

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário