one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Dilma promete atualizar currículo do ensino básico

Criado em 18/09/14 22h18 e atualizado em 18/09/14 22h58
Por Paulo Victor Chagas Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

A candidata à reeleição Dilma Rousseff comprometeu-se nesta quinta-feira (18) a trabalhar em um eventual segundo mandato para atualizar o currículo da educação básica. A negociação para que haja a modernização já vem ocorrendo, segundo ela, e depende de fatores que envolvem também os estados e municípios, mas esta é a primeira vez que a promessa é feita em sua campanha eleitoral.

“No ensino fundamental e médio nós temos de mudar currículo, adaptá-lo à modernidade, focá-lo mais, garantir mais professores na sala de aula”, defendeu a candidata em entrevista a jornalistas no início da noite no Palácio da Alvorada. Demanda antiga de professores e entidades ligadas à educação, a construção de uma base nacional comum curricular teve um dos primeiros passos dado no mês passado, motivo pelo qual Dilma prometeu celeridade daqui pra frente.

“Como tudo no Brasil, não é só a parte federal do Estado brasileiro que determina o currículo. É a federal, os estados e municípios. Então, eu nunca prometi em campanha, [agora] eu estou prometendo em campanha. […] Isto é imprescindível, não há como melhorar a educação brasileira sem mudar o currículo”, disse a candidata, depois de defender as políticas educacionais que vêm adotando, como aumentar o investimento na educação por meio dos recursos dos royalties do petróleo do pré-sal, garantir creche para que todos “brasileirinhos e as brasileirinhas” tenham a mesma oportunidade, além da expansão do ensino técnico e do acesso ao ensino superior.

Dilma também disse estar satisfeita com alguns dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e comentou o aumento do índice que mede a desigualdade de renda no Brasil. De acordo com a candidata, houve uma flutuação na queda da desigualdade, mas todos os dados indicam que, historicamente, o índice vem caindo. “Quem acha que esse modelo de distribuição esgotou-se é aquele pessoal que não percebe que ela [a distribuição de renda] cresceu por causa do emprego, do Bolsa Família, do Brasil sem Miséria, e por conta dos processos de formalização”.

“Uma coisa que podem ter certeza que fico orgulhosíssima é da energia elétrica”, disse a presidenta, referindo-se ao aumento do acesso de 99,5% para 99,6%. “Sob qualquer critério internacional isso é universalização”, comemorou, declarando porém ser “óbvio” haver o compromisso de ir atrás dos domicílios restantes. “Hoje a discussão é sair do monofásico e ir para o trifásico, aumentar a qualidade”, complementou a candidata.

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário