one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Eleitor do DF pode conhecer urna eletrônica neste fim de semana

Criado em 06/09/14 14h11 e atualizado em 06/09/14 14h27
Por Marcelo Brandão Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promove hoje (6) e amanhã (7), em vários pontos do DF, demonstrações da urna biométrica. Dispostos em locais de grande circulação de pessoas, funcionários do tribunal orientam pessoas que quiserem se familiarizar com o processo de votação, desde a identificação biométrica até o último voto, para presidente da República.

Confira cobertura completa das Eleições 2014 no Portal EBC

Marilza Vilarinho, 59, foi uma das pessoas que passou pelo estande do TRE-DF. “Acho bom porque a pessoa já fica sabendo o procedimento. Na hora de votar acaba sendo mais rápido”. Além de ser orientada sobre o uso da urna eletrônica, Marilza levou para casa um panfleto com as principais informações sobre o dia da votação. Quais documentos levar, o horário da votação e os tipos de manifestação de preferência por candidatos são permitidos e proibidos, tudo isso consta no panfleto, além de uma “cola”, espaços em branco para que o eleitor preencha os números dos candidatos que deseja votar e leve para o dia da eleição.

“O manuseio da urna eletrônica não é o que mais demora. A grande dificuldade do eleitor é quando ele não leva os números anotados e não lembra quais são. Ele pede ajuda para o mesário, que precisa procurar o número em uma lista enorme, e isso leva tempo”, explicou o secretário da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-DF, Ronaldo Franco.

Franco disse ainda que a resposta da população tem sido positiva, sobretudo em áreas mais pobres do DF. Na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, a cerca de 15 quilômetros do centro de Brasília, 22 pessoas haviam passado pelo estande na manhã de hoje (6), a maioria acima dos 40 anos.

O TRE-DF conta com pontos nas cidades de Planaltina, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I e Ceilândia Sul. Os locais exatos e horários da demonstração da urna podem ser vistos no site do tribunal.

Editor: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário