one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, visitou hoje (19) os canteiros de obras das usinas hidrelétricas  Jirau e Santo Antônio, em Rondônia

Imagem:

Compartilhar:

Sempre demos liberdade para a Polícia Federal investigar, diz Dilma

Criado em 15/09/14 21h40 e atualizado em 16/09/14 00h37
Por Vladimir Platonow Fonte:Agência Brasil

A presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff defendeu hoje (15) as investigações da Polícia Federal (PF) no caso de corrupção envolvendo a Petrobras. Ela disse que em qualquer empresa pode haver pessoas que pratiquem malfeitos, e destacou que o atual governo nunca tirou a liberdade da PF de investigar as denúncias.

Confira as notíicas do Portal EBC:

Conheça as propostas dos candidatos à Presidência para a área de saúde

Saúde: financiamento, gestão e formação profissional devem ser prioridade

“Em qualquer lugar, em qualquer empresa, têm pessoas que fazem malfeitos. O que você tem que fazer é investigar. Quem joga corrupção para baixo do tapete, quem não investiga, não descobre. Eu quero lembrar que tudo o que está ocorrendo, que está sendo revelado sobre a Petrobras, foi investigado pela Polícia Federal, um órgão do governo federal vinculado ao Ministério da Justiça. Portanto, nós sempre demos extrema liberdade para a Polícia Federal fazer todas as investigações”, disse Dilma.

A presidenta lembrou que o governo adotou diversas ações para aumentar o nível de transparência e investigação, incluindo a escolha de procuradores independentes do Ministério Público Federal (MPF).
“Nunca escolhemos um procurador que não fosse o que o Ministério Público [Federal] colocasse na sua lista. Nós nunca escolhemos um engavetador geral da União. Nunca engavetamos um processo. Criamos um Portal da Transparência. Todo o gasto do governo federal vai para a internet logo que é feito, no máximo em 24 horas. Criamos a Lei de Acesso à Informação, que assegura ao cidadão brasileiro pleno acesso às informações do governo. Criamos a Lei da Ficha Limpa e criamos a lei que pune tanto os corruptores quanto os corruptos”, disse ela.

Dilma comentou também as reiteradas declarações dos candidatos Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB), que vêm levantando acusações ao governo em relação à Petrobras. Aécio tem dito que pretende “reestatizar” a companhia, retirando-a do controle do PT, e Marina falou, na última semana, que o PT havia colocado o ex-diretor Paulo Roberto Costa para “assaltar” a Petrobras.

“Um candidato que fala que vai reestatizar é aquele que quis privatizar. Lamento o que falou a outra candidata, até porque dos 12 anos aos quais ela se refere, [em] oito ela estava no governo como eu, e o resto, no Senado”, acrescentou.

A presidenta falou com os jornalistas após participar do lançamento do livro Um País Chamado Favela, de Celso Athayde e Renato Meirelles, com dados sobre a população favelada no país. O evento ocorreu sob o Viaduto Negrão de Lima, no bairro de Madureira, tradicional ponto de resistência cultural, na zona norte da cidade, sede da Central Única das Favelas (Cufa).

À noite, Dilma participou de um encontro com artistas e intelectuais no Teatro Casa Grande, no Leblon, e disse que é preciso dar prioridade para a educação e para a cultura. A candidata reafirmou que é necessário garantir que os recursos do pré-sal sejam, em maior parte, aplicados em educação. "O primeiro compromisso nosso é dar oportunidades iguais para a população deste país", disse.

A candidata defendeu ainda que a cultura é estratégica para o desenvolvimento do pais e que é preciso dar importância à luta contra a discriminação. Dilma incluiu as mulheres, os negros e os homossexuais.

Dilma defendeu a necessidade dos partidos políticos. "Democracia sem partido é um flerte com o autoritarismo", disse. Para ela, a reforma política que o pais necessita tem que ser feita com a participação da população por meio de um plebiscito. "O mesmo voto que vota no Congresso é o que vota em um plebiscito, que tenha uma clara consulta", disse.

O ex-presidente Lula, que fez um discurso antes da candidata, também defendeu a reforma política para o Brasil. "É preciso acabar com o financiamento privado de campanha", completando que, para fazer a reforma, é necessário um plebiscito. O ex-presidente reconheceu que não conseguiu fazer a reforma nos dois mandatos que teve. "Nós não tivemos condição de fazer a discussão como queríamos nos dois mandatos", disse.

* Matéria atualizada para acréscimo de informações

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário