one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Cássio Cunha (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) estão no segundo turno

Imagem:

Compartilhar:

Apesar de disputa acirrada para governo, clima é de tranquilidade na Paraíba

Criado em 25/10/14 18h38 e atualizado em 05/01/15 09h08
Por Danyele Soares - Enviada Especial do Radiojornalismo/EBC Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

Mais de 2,8 milhões de eleitores paraibanos devem ir às urnas para escolher, além de presidente da República, o governador do estado. A disputa é entre Cássio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB). No primeiro turno, a diferença entre os dois candidatos foi de apenas 1,39 ponto percentual. Cunha Lima teve 47,44% dos votos válidos e Coutinho ficou com 46,05%.

Apesar da disputa apertada, o clima na capital, João Pessoa, é de tranquilidade. É o que destaca o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargador Saulo Benevides. Hoje (25), a Justiça Eleitoral fez o sorteio das urnas da votação paralela, feita para testar a confiabilidade dos equipamentos. Cerca de 50 estudantes de três escolas de João Pessoa participaram da simulação. “A votação paralela legitima o processo eleitoral. É uma auditagem que se faz da urna eletrônica para mostrar que o sistema está funcionando. É sinal da transparência das eleições”, afirma o presidente do TRE-PB.

Os candidatos aproveitaram o dia para fazer corpo a corpo com os eleitores. Cunha Lima (PSDB) cumpriu agenda no interior do estado. De manhã, ele caminhou pelos bairros de Campina Grande e à tarde foi a Catolé do Rocha, a 330 quilômetros da capital. Já Coutinho (PSB) visitou de manhã a feira de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, e à tarde fez uma carreata em Bayeux, também na região metropolitana.

Leia também outras notícias em Eleições 2014

O clima de campanha animou os eleitores a cobrarem melhorias no estado. A aposentada Lúcia Pereira quer que o futuro eleito dê mais atenção para a área da saúde. Ela contou que teve que pagar R$ 2 mil por uma cirurgia na perna porque não conseguiu fazer o procedimento no Sistema Único de Saúde. “Tem que melhorar a saúde, olhar mais para os pobres. Está uma vergonha. Eles estão prometendo muito, mas têm que fazer. Não adianta falar e não cumprir.”

Já a estudante Rayssa Nascimento, 17 anos, critica a situação da segurança pública e a falta de espaços de cultura no estado. Ela, que vai votar pela primeira vez, espera que o eleito invista em segurança e proporcione aos jovens espaços de lazer. Ela também explica porque resolveu ir às urnas. “O jovem é o futuro do Brasil. E eu tenho direito e dever de escolher o que quero para mim nos próximos anos. Eu sei que meu voto vai fazer a diferença. A juventude está mais politizada, questionadora. Não é massa de manobra.”

A Paraíba terá 9.523 urnas e 1.324 de reserva. Além disso, serão disponibilizadas três urnas para o voto em trânsito, atendendo a 1.055 eleitores de outros estados que vão votar para presidente da República na Paraíba.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário