one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho disputarão o segundo turno na Paraíba

Criado em 05/10/14 20h10 e atualizado em 05/10/14 20h12
Por Mariana Tokarnio - Repórter da Agência Brasil Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Os candidatos Cassio Cunha Lima (PSDB) e Ricardo Coutinho (PSB) disputarão, no dia 26 de outubro, o segundo turno das eleições na Paraíba.. Cassio Cunha Lima teve 47,69% dos votos válidos e Ricardo Coutinho, 45,77%. Os votos brancos somaram 4,58% e os nulos, 8,25%.

O governador Ricardo Coutinho começou a carreira política como vereador de João Pessoa (PB), em 1993. Também foi prefeito da capital paraibana por duas vezes, entre 2004 e 2010, quando renunciou para disputar o governo do estado.

Coutinho foi deputado estadual entre 1999 e 2004 e presidente  regional do partido. Formado em Farmácia, atou no movimento estudantil. Se eleito, terá como vice Júlia Feliciano. Apoiam a coligação dos dois os partidos PT, PDT, DEM, PRTB, PRP, PV, PSL, PCdoB, PHS e PPL.

Para Cunha Lima este será o terceiro mandato à frente do Executivo estadual, que também já foi comandando por seu pai, Ronaldo Cunha Lima.

Cássio Cunha Lima foi prefeito de Campina Grande por três mandatos. Em 2002, disputou o governo estadual pela primeira vez, sendo eleito em segundo turno. Em 2006,  conseguiu a reeleição, também em segundo turno. O segundo mandato foi tumultuado, com o governador sendo cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral  (TRE-PB) por suposto uso da máquina pública. Após longa batalha na Justiça Eleitoral, seu mandato foi finalmente cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009. Assumiu o segundo colocado nas eleições de 2006, José Maranhão (PMDB).

O caso ainda rendeu mais problemas para Cássio Cunha Lima, quando ele se elegeu senador, em 2010. Na época, teve o registro de candidatura negado pelo TRE-PB, com base na Lei da Ficha Limpa. Por isso, a legislatura começou sem que pudesse tomar posse. Posteriormente, o TSE decidiu que a lei não poderia retroagir e determinou que Cunha Lima tomasse posse no lugar de Wilson Santiago, que ficou no cargo até novembro de 2011.

Seu candidato a vice-governador é Ruy Carneiro. Além do PSDB, partido do governador e do vice, apoiam a chapa os partidos PEN, PR, PTB, PSD, SD, PMN, PPS, PTdoB, PTN, PRB, PSDC, PSC e PP.

Editor Armando Cardoso
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário