one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitores enfrentam filas para votar no Gama, Distrito Federal, neste domingo (5)

Imagem:

Compartilhar:

DF: quase 2 milhões de eleitores decidem entre Frejat e Rollemberg

Criado em 26/10/14 10h06 e atualizado em 05/01/15 09h07
Por Iolando Lourenço Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

No Distrito Federal, 1.895.697 eleitores decidem neste domingo (26) quem irá governar a capital do país nos próximos quatro anos. A disputa está entre o senador Rodrigo Rollemberg (PSB) e o ex-deputado Jofran Frejat (PR). No primeiro turno, Rollemberg conquistou 692.855 votos (45,23%) e Frejat, 428.522 votos (27,97%). Na primeira votação para o governo local, houve abstenção de 221.189 eleitores. Dos votantes, 61.807 votaram em branco e 80.830 anularam o voto.

Leia mais notícias:

Até agora, 12 países já encerraram a votação

Eleitor tem 60 dias para justificar ausência na votação de hoje

Seis candidatos se registraram para disputar o governo do DF no primeiro turno. Temendo ter sua candidatura indeferida pela Lei da Ficha Limpa, o ex-governador José Roberto Arruda (PR), que liderava todas as pesquisas de intenção de votos, renunciou à disputa e o então candidato a vice, Jofran Frejat, tornou-se candidato a governador. Para o cargo de vice, Arruda indicou sua mulher Flávia Arruda.

Candidatos à reeleição, pela Coligação Respeito Por Brasília, formada pelo PT, PMDB, PRB, PCdoB, PRP, PPL, PV, PP, PTN, PTdoB, PSC, PROS, PTC, PSL e PEN,  o atual governador, Agnelo Queiroz (PT), e o vice, Tadeu Filippelli, sequer conseguiram votos para chegar ao segundo turno, ficando em terceiro lugar, com 20,06% dos votos.

Fora da disputa, o PT do DF decidiu, por unanimidade, que não irá apoiar nenhum dos candidatos no segundo turno, ficando na neutralidade. Para a direção petista, as candidaturas Frejat e Rollemberg não estão alinhadas ao projeto nacional do PT.

Na votação em primeiro turno, houve mais votos em branco e nulo na disputa pelo governo local do que na eleição presidencial. Para presidente da República votaram em branco 38.439 eleitores e anularam o voto 61.555 brasilienses. Em 5 de outubro, a candidata Dilma Rousseff (PT) conquistou 23,02% dos votos, Marina Silva (PSB), 35,81% e Aécio Neves (PSDB)), 36,1% dos votos válidos.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário