one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Seção de Justificativa Eleitoral no Shopping Pátio Brasil, no Setor Comercial Sul em Brasília (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Imagem:

Compartilhar:

Eleitor deve justificar ausência nas urnas até 4 de dezembro

Criado em 05/10/14 12h01 e atualizado em 05/01/15 09h30
Por Paula Laboissière Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

banner_eleições

Seção de Justificativa Eleitoral no Shopping Pátio Brasil, no Setor Comercial Sul em Brasília (Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Seção de Justificativa Eleitoral no Shopping Pátio Brasil, no Setor Comercial Sul em BrasíliaMarcello Casal Jr./Agência Brasil

O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral e que não se cadastrou para votar em trânsito tem até o dia 4 de dezembro para justificar sua ausência no pleito. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a orientação, neste caso, é preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo em um dos locais destinados ao recebimento.

Leia mais: Saiba o que acontece se você não votar e como justificar a ausência

O formulário pode ser obtido gratuitamente nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE e no site dos tribunais regionais eleitorais. Hoje (5), o eleitor ainda pode conseguir o formulário nos locais de votação ou de justificativa. É necessário apresentar um documento oficial com foto e o número do título eleitoral.

O TSE ressalta que, se o requerimento for entregue com dados incorretos ou que não permitam a identificação do eleitor, o documento não será considerado válido para justificar a ausência nas urnas. Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não poderá, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade; participar de concursos públicos; e obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo.

O servidor público Nelson Mota, 35 anos, mora em Natal (RN) e resolveu aproveitar um feriado local para viajar a Brasília com a esposa. Como está fora de seu domicílio eleitoral, precisou justificar o voto. “É a primeira vez que justifico. Sempre voto, mas dessa vez realmente não deu”, contou. “Decidi justificar logo hoje porque, para ficar quite com a Justiça Eleitoral, quanto antes, melhor”.

Já a professora Silvana Sanches, 32 anos, se mudou do Rio de Janeiro para a capital federal em maio deste ano, para acompanhar o marido, que é militar e foi transferido. “Tentamos fazer o voto em trânsito na última semana prevista, mas estava tudo muito cheio”, explicou. “Agora, a saída é justificar a ausência”, completou.

A advogada Lígia Senise, 55 anos, precisou sair de Curitiba (PR) e vir a Brasília para resolver alguns compromissos de trabalho. Como não fez o cadastro para votar em trânsito, resolveu justificar o voto o quanto antes. “Sempre votei e não quis esperar até dezembro para justificar. Vim no dia das eleições, como o faria se fosse votar.”

Edição Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário