one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sem conflitos, militantes dos dois candidatos ao governo do Pará se encontram na região central de Belém e disputam os eleitores indecisos.

Imagem:

Compartilhar:

Eleitores do Pará expõem rivalidade nas ruas da capital

Criado em 25/10/14 17h18 e atualizado em 05/01/15 09h08
Por Paulo Victor Chagas - Enviado Especial da Agência Brasil/EBC Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Os moradores de Belém que saíam do tradicional mercado Ver-o-Peso, e atravessavam hoje (25) a Praça do Relógio viam um exemplo do acirramento da disputa para o governo do Pará. De um lado pessoas vestidas de amarelo e portando bandeiras do candidato preferido. No outro, era o lugar do azul.

Os dois candidatos a governador travam voto a voto a preferência do eleitorado, que nitidamente está dividido no estado. Helder Barbalho, do PMDB, concorre com o atual governador, Simão Jatene, uma eleição que precisou esperar os quase 100% das urnas apuradas para que se pudesse declarar segundo turno, pois um dos dois ainda poderia ser eleito no primeiro páreo. O Pemedebista teve 49,88% dos votos, contra 48,48% do tucano, diferença de somente 50 mil votos.

Dessa forma, amanheceu Belém um dia antes da definição. Paraenses ouvidos pela Agência Brasil testemunharam a rivalidade por que passa o estado. Muitos já têm candidato definido.

O lado amarelo priorizou os foguetes para chamar a atenção dos cidadãos que passava pelas ruas. Os correligionários distribuíam bandeiras, entregavam panfletos e expunham a opinião em uma kombi e pequenos carros de som.

O lado azul escolheu o carimbó, manifestação cultural do estado que no último mês foi declarada patrimônio cultural imaterial do Brasil, para atrair a preferência dos eleitores. Ambas as cores intensificaram as militâncias nas últimas semanas, quando foi anunciado o segundo turno, e, neste sábado, a escolha foi por pontos centrais da cidade. Desde as 8h, as pessoas que trabalham para cada uma das coligações, e também voluntários, distribuem materiais dos seus candidatos na busca pelos votos que possam definir a disputa.

O mais importante para alguns deles, é a disputa sadia. Edilson dos Santos é funcionário público aposentado e disse que escolheu por conta própria distribuir material em favor do seu candidato. Para ele, as eleições deste ano fizeram com que o povo fosse às ruas manifestar a sua preferência. “Não podemos expor aqui o mal de um e beneficiando o outro, temos que expor a verdade, o que realmente está acontecendo no estado, não tentando denegrir a imagem do outro candidato querendo beneficiar o meu lado”, afirmou.

Marcos Fonteles tem 54 anos e é presidente estadual de uma entidade sindical, e avalia que a peculiaridade desta polarização, também no âmbito nacional, será benéfica. “Acho que é uma novidade, isso é importante porque a vitória nessa situação é mais significativa. Ela coloca uma responsabilidade muito maior no eleito”, disse.

Zilmar Carvalho, presidente da Associação dos Ambulantes do Centro Comercial de Belém, apoia um dos candidatos. A ambulante de 47 anos, dos quais 28 anos dedicados à atividade, diz que grande parte dos 1.470 ambulantes da associação estão com ela, mas que o comércio é livre e que todos os candidatos, inclusive durante o primeiro turno, puderam conversar com os trabalhadores e expor sua opinião. “É uma questão de cidadania, cada um respeita o outro. Nosso trabalho aqui não é brigar politicamente, não é bater, quebrar, a gente tem um trabalho pelo trabalhador, estamos aqui defendendo nossa classe de trabalho.”

Nessa sexta-feira (24), o prefeito da cidade, Zenaldo Coutinho (PSDB), disse que as eleições devem transcorrer normalmente. “No que cabe aos entes públicos, de suporte e apoio à infraestrutura, nós estamos com a expectativa de que tudo ocorra na mais perfeita normalidade”, declarou à Agência Brasil.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário