one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Delcídio e Azambujo disputam segundo turno no Mato Grosso do Sul

Imagem:

Compartilhar:

Em Campo Grande, eleitores esperam mais saúde, educação e infraestrutura

Criado em 25/10/14 16h46 e atualizado em 05/01/15 09h08
Por Pollyane Marques - Enviada Especial do Radiojornalismo/EBC Edição:Lílian Beraldo Fonte:Agência Brasil

 

O calorão que prometia tornar a eleição de Campo Grande ainda mais quente resolveu dar uma trégua. Os mais de 40°C registrados na última semana ficaram só na lembrança e foi com céu nublado que a capital de Mato Grosso do Sul passou todo o dia às vésperas deste segundo turno. Para vários frequentadores do Mercado Municipal da cidade, os 23°C, registrados na hora do almoço, vão servir para “esfriar a cabeça” dos correligionários dos dois candidatos que pleiteiam o Executivo estadual.

A poucas quadras dali, também por volta de meio-dia, os dois candidatos que disputam o segundo turno no estado fizeram o último contato com o eleitorado da capital. Bandeiras azuis e vermelhas tomaram a praça Ary Coelho, no centro de Campo Grande. Todos gritavam palavras de ordem e de apoio aos seus escolhidos Foram muitos abraços, beijos, santinhos e adesivos distribuídos. O sinal da vitória também foi uma constante dos dois lados. Neste segundo turno, Delcídio Amaral, do PT, e Reinaldo Azambuja, do PSDB, repetem no estado o duelo partidário para a Presidência da República.

Independentemente do resultado no domingo, uma coisa é certa: ainda há muito o que se melhorar no estado. Essa é a opinião do técnico de edificações, Osemir Figueiredo do Reis. Para ele, além de melhorias nas áreas de saúde, segurança e educação, é preciso que o novo governador invista em infraestrutura, principalmente na área de transporte urbano e interestadual. “Muitas estradas precisam ser feitas para que o estado possa desenvolver e escoar as riquezas da região. Se não fossem as BRs como a gente plantaria aqui?”, questiona o técnico destacando que o estado é muito dependente das rodovias que nem sempre estão em boas condições.

Leia também outras notícias em Eleições 2014

Já a advogada Thaysa Fernandes de Sousa Menezes espera que haja menos corrupção no estado. “Que haja menos escândalos e que o dinheiro seja aplicado para o bem do povo. Com a corrupção é a própria democracia que fica maculada”, afirma a jovem de 24 anos que espera que, no âmbito federal, também se diminuam as irregularidades.

Doutora em antropologia Yara Penteado, 82 anos, espera uma mudança profunda nas formas de governar o Mato Grosso do Sul e o país. “Nós não podemos mais continuar como está, o erro está institucionalizado. Se o partido que já está no poder ganhar que ele mude sua forma de governar para melhorar, se for o outro que ele veja que o que está aí está errado e governe melhor”, destaca, afirmando que já viu muitas promessas não cumpridas em todos esses anos.

Uma coisa parece ser unânime, todos esperam que o país, como um todo, melhore. O comerciante Nelson Bento de Sousa Martins, 52 anos, avalia que o estado e o país  progrediram. Mas a esperança dele é que, independentemente da sigla vencedora, o candidato eleito possa mostrar trabalho, já que as poucas propostas foram discutidas no período eleitoral.

“Eu achei muito feia [a campanha eleitoral]. Eles ficaram só lavando roupa suja, esqueceram de mostrar para o povo as propostas”, conta o comerciante. Mesmo descontente com o que viu no horário eleitoral, Nelson diz que já escolheu seus candidatos e que espera que o seu voto contribua para dias melhores.

Com 582.146 eleitores, Campo Grande representa 32% do eleitorado de Mato Grosso, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral. Na capital, 53,48% dos eleitores são mulheres, 28,22% têm o ensino fundamental incompleto e 23,77% têm entre 25 e 34 anos.

Editor Lílian Beraldo

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário