one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


urnas eletrônicas nas caixas

Imagem:

Compartilhar:

OAB quer explicações do TRE sobre mudança em locais de votação no Rio

Criado em 21/10/14 21h52 e atualizado em 05/01/15 09h12
Por Paulo Virgílio Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio (OAB-RJ) quer explicações sobre a alteração de cinco locais de votação na Vila Aliança, em Bangu, zona oeste do Rio. A ordem enviará requerimento ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), solicitando a revogação da decisão da juíza da 24a. Zona Eleitoral do Rio, que, na segunda-feira (20), determinou a alteração.

Conforme o tribunal, os novos locais das seções eleitorais oferecem vantagens de logística, como acesso fácil, melhor estrutura e distribuição racional do aparato de segurança. Segundo o consultor jurídico da Procuradoria da OAB-RJ, Guilherme Perez, a alteração preocupa por não haver nenhuma circunstância concreta que justifique a operação.

"Vi as decisões da juíza no site do TRE-RJ e não encontrei qualquer justificativa pontual e concreta, apenas a referência da logística e segurança. Apesar de ser prerrogativa da Justiça Eleitoral definir locais de votação, a alteração dificulta a população. Em uma eleição tão acirrada, a maior preocupação é que a mudança ocorre em uma região populosa", ressaltou Perez.

Conforme o consultor, a OAB-RJ levará diretamente à direção do TRE o pedido de manutenção dos locais de votação. Segundo ele, há notícias de um abaixo-assinado com mil assinaturas de moradores da região. No documento, eles informam que não viram ameaças ou manifestações de violência no primeiro turno e que a mudança dificultará a locomoção para os novos locais de votação.

As seções eleitorais foram transferidas do Ciep Olof Palme e da Escola Municipal Marieta Cunha da Silva para a Faculdade Unisuam, no Shopping Bangu. Também foram desativadas as seções das escolas municipais Edison Carneiro, Sampaio Corrêa e Rubem Berta. Ela foram foram transferidas, respectivamente, para o Colégio João Paulo I e a Igreja de São Lourenço, na Avenida Ministro Ari Franco, e para a Escola Municipal Henrique Magalhães, todos no bairro de Bangu.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário