one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Eleitor vota em urna eletrônica.

Imagem:

Compartilhar:

Quilombolas têm voto garantido em povoados de Goiás

Criado em 25/10/14 15h25 e atualizado em 05/01/15 09h08
Por Marcelo Brandão - Repórter da Agência Brasil Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

 

Para muitos brasileiros, votar é apenas um detalhe em um domingo de outubro. Uma atividade que, muitas vezes, pode ser feita em questão de minutos. Os mesários das grandes cidades têm mais trabalho. Acordam cedo e vão para as seções, onde passarão o dia inteiro para, ao final da tarde, voltarem para casa. Existem lugares no Brasil, porém, onde eleitores e mesários passam por uma verdadeira saga, muitas vezes iniciada no dia anterior, para votar ou possibilitar que outros votem.

Nos municípios de Niquelândia e Cavalcante, em Goiás, os cartórios eleitorais têm muito trabalho para levar o direito ao voto aos moradores. Em Cavalcante, a cerca de 375 quilômetros de Goiânia, é tortuosa a estrada que leva mesários e urna eletrônica a uma comunidade quilombola kalunga. Os mesários precisam sair da cidade no sábado, encarar uma longa viagem por estrada de chão, para conseguir chegar a tempo. Encerrada a votação, a urna eletrônica é transportada de helicóptero para um local próximo que permita a transmissão dos dados.

Leia também outras notícias em Eleições 2014

Em Niquelândia, maior município do estado, com quase 10 mil quilômetros quadrados, a dificuldade é ainda maior. São quatro povoados em áreas de difícil acesso, Machadinho, Acaba Vida, Garimpinho e Buriti Alto. Desses, Buriti Alto tem o acesso mais complicado. São 243 quilômetros de distância entre o povoado e o cartório eleitoral do município. Estrada de terra, morros e riachos estão no caminho. O trajeto só pode ser feito com uma caminhonete com tração nas quatro rodas. E não pode chover, senão o riacho transborda e o carro não consegue atravessá-lo.

“As estradas são sinuosas, morros muito grandes pra subir, com riachos. São cerca de cinco horas de viagem do Cartório Eleitoral de Niquelândia até Buriti Alto”, explicou o chefe do cartório de Niquelândia, Alexandre Lopes. “É um caminho muito perigoso, precisa ser um motorista experiente. Ele passa por locais de travessia complicada e perigosos, como um precipício.”

A urna saiu hoje (25) de manhã do cartório e está a caminho do povoado. Ao contrário da comunidade kalunga, Buriti Alto conta com mesários do próprio local. Apenas o presidente da seção mora em Niquelândia. “Ele dorme na escola do povoado, usa a cozinha de lá. As mesárias são as professoras do local. Há duas eleições, no entanto, os mesários também saíam daqui”, diz Lopes.

A parte mais difícil na opinião dele é providenciar transporte para levar os moradores às urnas. Segundo a Lei 6.091 de 1974, a Justiça Eleitoral deve dar transporte gratuito aos moradores de zonas rurais que morem a mais de 2 quilômetros de distância de sua seção. São necessários 142 veículos para fazer o transporte dos eleitores, prioritariamente veículos estaduais e municipais. Cidadãos são convocados para trabalhar como motoristas para os eleitores.

Ao final do dia, os dados são transmitidos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás. A transmissão é feita ali mesmo, no povoado. Mas, por segurança, um helicóptero passa pelo local para levar a urna, caso a transmissão não seja possível. “O helicóptero vai até o povoado e um técnico faz a transmissão dos votos. Mas pode ser que o sinal de satélite não funcione, e o helicóptero é uma contingência para o satélite. Em seguida, ele vai para o outro povoado.”

O piloto tem pressa, porque precisa voltar à cidade antes que escureça. Como a região não conta com tráfego aéreo eficaz, ele não pode conduzir o helicóptero à noite. Lopes lembra que no segundo turno haverá um pouco mais de tempo. “Agora, com o horário de verão, escurece mais tarde, né? Ele vai ter uma hora a mais”. E no dia seguinte, quando os candidatos já comemoram a vitória ou lamentam a derrota, muitos mesários e presidentes de seção ainda enfrentam a viagem de volta para casa quando, finalmente, aquele domingo vai terminar.

Eleições 2014: Participe da cobertura da EBC nas redes sociais com a hashtag #votoavoto

Editor Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário