one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A tropa especial está no estado para dar apoio às ações dos órgãos locais de segurança, inclusive na área de aviação

Imagem:

Compartilhar:

Santa Catarina tem reforço de forças federais para segurança nas eleições

Criado em 05/10/14 11h13 e atualizado em 05/10/14 11h55
Por Yara Aquino Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Força Nacional de Segurança

Força Nacional de SegurançaFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O estado de Santa Catarina terá o reforço de forças federais em 24 municípios hoje (5), em razão da onda de ataques violentos ocorridos nos últimos dias. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, deferiu, na tarde de ontem (4), pedido de envio feito pelo Tribunal Regional Eleitoral  (TRE-SC).

Santa Catarina: Saiba quem são os candidatos que disputam governo do estado

Acompanhe a cobertura completa das Eleições 2014

Com o reforço, homens do Exército estarão à disposição dos juízes eleitorais para fazer a segurança em casos relacionados às eleições, de acordo com o TRE. A Força Nacional de Segurança também está no estado desde ontem para ações específicas de combate à violência.

Na decisão, Toffoli explicou que a medida é válida apenas para hoje, a fim de garantir tranquilidade aos catarinenses que vão às urnas. "A atuação das tropas federais tem previsão apenas para o dia do pleito e se trata de medida excepcional, necessária quando demonstrada a impossibilidade de o Estado garantir a segurança da votação e apuração dos resultados", observou o presidente do TSE.

Segundo o TRE-SC, o pedido para a atuação das forças federais ocorreu pela preocupação de que os ataques e ameaças colocassem em risco a realização das eleições, já que alguns juízes manifestaram o receio de que a polícia local não tivesse efetivo suficiente para assegurar a manutenção da ordem. O ministro Dias Tofoli informou que o governo de Santa Catarina “não se opõe ao envio de força federal, questão, inclusive, já acordada com o TRE local”.

Foi aprovado o envio de força federal para Biguaçu, Blumenau, Campos Novos, Criciúma, Florianópolis, Itajaí-Navegantes, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, Porto União, São José-São Pedro de Alcântara, São Bento do Sul, Tijucas, Tubarão, Chapecó, São Miguel do Oeste, Dionísio Cerqueira, Balneário Camboriú, Gaspar, Imbituba, Joaçaba, Itapema e Rio do Sul.

Ontem, soldados da Força Nacional de Segurança chegaram a Santa Catarina e ajudaram na  transferência de 21 presos vinculados a facções criminosas, que saíram de várias unidades prisionais do estado. A Força Nacional apoiará a ação das polícias Federal e Rodoviária Federal.

 

Edição Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário