one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Abramo defende definição de um teto para as doações eleitorais pelas empresas

Criado em 24/11/14 22h58 e atualizado em 25/11/14 08h45
Por Mariana Tokarnia Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

O estabelecimento de um valor máximo para a doação financeira de empresas a campanhas eleitorais foi defendida pelo cientista social Cláudio Abramo, diretor executivo da organização não governamental Transparência Brasil. Na avaliação dele, proibir as doações levaria apenas a uma redução da transparência, uma vez que os valores continuariam a ser arrecadados, mas como caixa dois.

Abramo foi o primeiro entrevistado da série Corrupção que começou a ser exibida na noite desta segunda-feira (24) na edição noite do Repórter Brasil, da TV Brasil. A série, com entrevistas ao vivo, será apresentada no telejornal até sexta-feira (28), às 21h.

"Já que não se pode alcançar o ideal, que também tem problemas de natureza eleitoral, que traz a proibição do financiamento, vamos tentar o factível: estabelecer um teto acima do qual as empresas não possam doar. E um teto baixo", defendeu Abramo. 

Ele ressaltou que nas eleições de 2014, de acordo com as prestações de contas da segunda parcial, 30 empresas foram responsáveis por 50% das doações às campanhas dos partidos. "Isso dá um poder de fogo absurdo para essas empresas", disse. "Ao longo dos últimos 13 anos, de 2002 a 2012, houve mais de R$ 600 milhões doados por empresas que estão metidas no caso Petrobras", acrescentou. 

O ideal, para Abramo, seria a proibição para esse tipo de doação. Mas reconhece que isso "não deu certo em lugar nenhum. Não acaba com o interesse que existe das empresas em influenciar a política, nem com o interesse dos políticos de suplantar os adversários". O diretor da Transparência Brasil concluiu que "isso não acontece agora, vem de tempo, tem um mecanismo de permissividade nessas doações eleitorais que vem de muito tempo".

Amanhã (25), o entrevistado da série será o historiador Pedro Henrique Pereira Campos da Universidade Federal Fluminense. Ele é autor da tese A Ditadura dos Empreiteiros: As Empresas Nacionais de Construção Pesada, suas Formas Associativas e o Estado Ditatorial Brasileiro, 1964-1985. O tema será a origem da corrupção desde o Brasil colônia.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário