one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

Imagem:

Compartilhar:

Ministro da Justiça diz que empresas envolvidas na Lava Jato devem ser "sanadas"

Criado em 21/11/14 20h39
Por Mariana Jungmann Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu hoje (21) que as empresas acusadas de pagar propinas aos diretores da Petrobras para conseguir contratos com a companhia sejam “sanadas” para não prejudicar a economia do país. Na opinião de Cardozo, os corruptos devem ser punidos, mas a economia não pode ser “atingida”.

Diversos dirigentes de empreiteiras foram presos na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Cardozo foi questionado sobre as grandes obras, atualmente tocadas por essas empresas, e a chance de serem paralisadas, em decorrência das denúncias de corrupção.

“É fundamental que quem praticou atos ilícitos seja punido. Mas ao mesmo tempo temos que fazer com que a economia do país não seja atingida. Acho que esse é um grande desafio. É necessário, primeiro, punir com provas. Não podemos, a partir de suposições, ilações ou indício, tirar conclusões definitivas. Mas, havendo a demonstração de ilícitos, que se puna. Mas temos que ter uma política que também favoreça às empresas, [de modo a que] sejam sanadas, como acontece em todo o mundo”, disse o ministro.

Segundo ele, o Brasil tem legislação que permite fazer esse saneamento, ao mesmo tempo em que garante a punição dos envolvidos. Para o ministro, operações que expõem a corrupção - como a Lava Jato - também têm grande efeito “conscientizador” na sociedade, que faz com que as pessoas reajam contra os erros de agentes públicos.

“Investigações de combate à corrupção são exemplares. Elas se colocam para a sociedade como conscientizadoras daquilo que não pode se repetir, daquilo que não deve ocorrer, de como deve se comportar aquele que atua perante a máquina pública. Portanto, investigações dessa natureza, além de permitir a responsabilização de quem deve ser responsabilizado, tem uma ação conscientizadora de valor inestimável”, avaliou Cardozo.

O ministro associou também os casos de corrupção com o atual modelo de financiamento de campanhas, e voltou a defender a reforma política. “Uma das causas que gera corrupção é o nosso sistema político, que gera um modelo de financiamento eleitoral absolutamente impróprio e anacrônico. É necessário que a sociedade brasileira não só puna os corruptos- e é importante que puna -, mas que também ataque as causas da corrupção”, disse.

Ele participou do Seminário República – Impasses da Democracia Brasileira, promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com o objetivo de debater a reforma política e ações para ampliar a participação do Judiciário no assunto. Também participou do evento, hoje, o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski.

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário