one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Plenário da Câmara dos Deputados

Imagem:

Compartilhar:

Parlamentares mantém vetos de Dilma para tentar votar projeto do superávit

Criado em 26/11/14 14h11
Por Carolina Gonçalves Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Câmara dos Deputados
A apuração da votação de ontem (25) foi concluída nesta quarta-feira (26) pela Subsecretaria de Informática do Senado (Prodasen) que foi acompanhada por parlamentares indicados pelas lideranças partidárias (Divulgação/Agência Câmara de Notícias)

Depois de 13 tentativas de reunir o Congresso Nacional para desobstruir a pauta, deputados e senadores decidiram manter os 38 vetos feitos pela presidenta Dilma Roussef a projetos aprovados pelas duas Casas. A apuração da votação de ontem (25) foi concluída nesta quarta-feira (26) pela Subsecretaria de Informática do Senado (Prodasen) que foi acompanhada por parlamentares indicados pelas lideranças partidárias.

No total, foram analisados 314 dispositivos vetados. A sessão foi tumultuada por seis horas marcadas pelas disputas entre governo e oposição. O embate começou nos primeiros minutos da sessão, quando tentavam definir as regras de votação dos dispositivos e foi decidido o voto em cédula de papel e não pelo painel eletrônico. As cédulas somaram os votos de 325 deputados e 42 senadores. 

“Sessão difícil, quórum apertado e, de uma só vez, o Congresso Nacional teve que apreciar 38 vetos que estavam acumulados”, avaliou o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). “A culpa é de todos nós porque tentamos reunir 13 vezes para limpar a pauta e não foi possível por conta de dificuldade de compatibilizar com as eleições”, completou o senador.

Leia também:

Entenda o PL 36/14, que muda a meta do superávit primário

Entre os vetos, o mais polêmico era o do Projeto de Lei 104/2014 que tratava da criação, incorporação, fusão e o desmembramento de municípios. A proposta, aprovada no começo de agosto pelo Senado, substituía um outro projeto sobre o mesmo assunto que já tinha sido vetado integralmente pela presidenta Dilma Roussef, no fim do ano passado.

Com a pauta destrancada, deputados e senadores começam a discutir e votar o projeto de lei do governo (PLN 36/14) que altera a meta fiscal para este ano retirando a exigência de superávit primário nas contas públicas. “A expectativa é a melhor possível porque essa circunstância não deixa outra alternativa para o Congresso Nacional”, disse Renan.

O relator da matéria, durante a votação na Comissão Mista de Orçamento (CMO), senador Romero Jucá (PMDB/RR), também mostrou otimismo. “Tecnicamente, estamos preparados para a discussão. Isto não é bom [o reajuste da meta], ninguém está elogiando e reconhecendo que é uma coisa positiva, mas estamos procurando uma saída”, explicou. Segundo ele, essa alteração pode sinalizar estabilidade para o mercado e servir como aprendizado para o governo.

Mas a oposição segue resistente. Ontem, parlamentares críticos à proposta já intensificaram os ataques ao texto. O PSDB entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF), requerendo liminar para suspender a tramitação do PLN. “O PSDB quer fazer o embate eleitoral. Estão no direito deles. Estamos em uma democracia”, afirmou Jucá.

Parlamentares da base aliada reiteraram o discurso das últimas semanas, de que o ajuste é temporário e essencial para a manutenção da política econômica, baseada na manutenção de empregos em meio a crise internacional que afeta diversas economias.

Editor: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário