one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Posse governadores

Imagem:

Compartilhar:

Governadores tomam posse nesta quinta; confira horários

Criado em 31/12/14 20h35 e atualizado em 01/01/15 08h30
Por Portal EBC*

No Brasil, o presidente e os governadores eleitos assumem seus postos nesta quinta-feira (1º de janeiro). Os novos chefes do Executivo do país e dos estados têm posse definida pela Constituição Federal para o primeiro dia do ano seguinte às eleições.

Acompanhe agora a cobertura das posses

 

Mais detalhes

O horário da cerimônia de posse presidencial é definido pela equipe do novo governo em acordo com a do ex-presidente. Ela geralmente acontece na tarde do dia 1º de janeiro para que os governadores dos estados, que são empossados pela manhã, possam estar presentes. No entanto, como a presença em Brasília não é obrigatória, alguns estados terão suas solenidades realizadas também pela tarde e noite.


Saiba como será a posse da presidenta Dilma Rousseff

Relembre governadores eleitos em primeiro e segundo turno no Brasil

Confira os horários de posse dos governadores em cada unidade da federação:

Acre
Tião Viana (PT), reeleito para o cargo de governador nas eleições de outubro de 2014, será o primeiro governador empossado no país. Ele tomará posse nos primeiros minutos do dia 1º de janeiro de 2015, durante uma sessão especial a ser realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (ALeac), em Rio Branco. A solenidade deve começar às 23h45 desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2014.

Alagoas
A Assembleia Legislativa realiza a cerimônia para dar posse ao governador eleito Renan Filho (PMDB) a partir das 14h. A solenidade acontecerá no plenário Tarcísio de Jesus, no próprio Parlamento. Após o ato solene, no Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto ocorrerá a transmissão de cargo do atual governador para o gestor eleito.

Amapá
A cerimônia da posse do novo governador do Amapá será às 16h desta quinta-feira. A mudança do horário do evento, que há quatro anos ocorria na noite do dia 31 de dezembro, foi um pedido do governador eleito Waldez Góes (PDT). A solenidade acontecerá no Plenário Deputado Dalto Martins.

Amazonas
A cerimônia de posse do governador reeleito do Amazonas, José Melo (PROS), ocorrerá na noite desta quinta-feira (1º), no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, na Zona Centro-Oeste de Manaus. 

Bahia
A posse do governador eleito Rui Costa (PT) está marcada para as 8h desta quinta-feira. O cronograma traçado sugere que a solenidade vai durar uma hora, permitindo que o ato de transmissão de cargo, na governadoria, comece pontualmente às 9h30.

Ceará
O governador eleito Camilo Santana (PT) e a vice-governadora Izolda Cela serão empossados às 9h desta quinta-feira, em solenidade no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa.

Distrito Federal
O governador eleito Rodrigo Rollemberg (PSB) tomará posse do governo do DF na Câmara Legislativa, às 10h desta quinta. A transmissão de cargo, na qual ele receberá a faixa de governador, será realizada no Palácio do Buriti, às 11h.

Espírito Santo
A posse governador eleito Paulo Hartung (PMDB) será às 15h desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa (Ales).

Goiás
A cerimônia de posse do governador Marconi Perillo (PSDB) será às 10h30 desta quinta-feira, no plenário Getulino Artiaga.

Maranhão
A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza a sessão solene para posse do governador Flávio Dino (PCdoB) e do vice-governador Carlos Brandão (PSDB) nesta quinta-feira, às 15h.

Mato Grosso
A posse do governador eleito Pedro Taques (PDT) tem início previsto para as 9h desta quinta-feira. A cerimônia será realizada na Assembleia Legislativa do estado.

Mato Grosso do Sul
A posse do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e da vice-governadora Rose Modesto está marcada para as 15h desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa do estado.

Minas Gerais
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais dá posse ao governador eleito Fernando Pimentel (PT) e ao seu vice, Antônio Andrade, às 9h desta quinta-feira. A cerimônia será realizada no plenário da Casa.

Pará
A posse do governador Simão Jatene (PSDB) será realizada no plenário Newton Miranda da Assembleia Legislativa do Pará, às 8h30 desta quinta-feira.

Paraíba
A Assembleia Legislativa da Paraíba dará posse ao governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) às 16h desta quinta-feira (1º). A cerimônia será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.

Paraná
A Assembleia Legislativa dará posse ao governador reeleito Beto Richa (PSDB) em sessão solene às 16h desta quinta-feira. A cerimônia será realizada no plenário da Casa.

Pernambuco
O governador eleito Paulo Câmara (PSB) tomará posse de sua função às 15h desta quinta-feira, em cerimônia relaizada na Assembleia Legislativa do Estado, no Recife.

Piauí
O governador Wellington Dias (PT) toma posse às 8h desta quinta-feira, na Assembleia Legislativa piauiense. A transmissão do cargo acontece logo depois, às 9h30, no Palácio de Karnak.

Rio de Janeiro
O governador eleito Luiz Fernando Pezão (PMDB) toma posse nesta quinta-feira, em cerimônia a partir das 11h no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara, na capital fluminense.

Rio Grande do Sul
O governador eleito do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori (PMDB) toma posse às 14h desta quinta-feira. A solenidade terá início na Assembleia Legislativa e, às 15h, ocorre a transmissão do cargo no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre.

Rondônia
A sessão solene de posse do governador Confúcio Moura (PMDB) será realizada às 9h desta quinta-feira. A cerimônia vai acontecer no Teatro Estadual Palácio das Artes.

Santa Catarina
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza a posse do governador reeleito Raimundo Colombo (PSD) eàs 19h30 desta quinta-feira. A solenidade ocorre no Plenário Deputado Osni Régis.

São Paulo
O governador reeleito Geraldo Alckmin (PSDB) toma posse na Assembleia Legislativa de São Paulo nesta quinta-feira, às 10h. A cerimônia será realizada no plenário JK da Casa.

Tocantins
O governador eleito Marcelo Miranda (PMDB) toma posse às 9h desta quinta-feira. A cerimônia será realizada na Assembleia Legislativa do estado, localizada na capital, Palmas.

*Com informações do Portal Brasil e das Assembleias Legislativas dos estados

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário