one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


“A minha posição é a defesa da medida provisória", disse Izabella Teixeira

Imagem:

Compartilhar:

Izabella Teixeira fica no Ministério do Meio Ambiente

Criado em 31/12/14 14h10
Por Helena Martins Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A ministra Izabella Teixeira, que coordena as ações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) desde 2010, continuará como ministra da pasta. O anúncio foi feito há pouco, por meio de nota, pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República.

Izabella Teixeira, de 53 anos, é formada em biologia pela Universidade de Brasília,  cidade onde nasceu. Ela também é mestra em planejamento energético, doutora em planejamento ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora universitária.

Izabella Teixeira

Izabella Teixeira

Em seu currículo, destaca atuação nas áreas de avaliação ambiental estratégica, exploração e produção de petróleo, gás natural e planejamento. Além disso, afirma, em seu currículo, ter perfil gerencial e executivo com experiência internacional.

Funcionária de carreira do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Izabella foi subsecretária da Secretaria do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, entre 2007 e 2008, e secretária executiva do Ministério do Meio Ambiente de 2008 a 2010, durante a gestão de Carlos Minc.

Leia também no Portal EBC:

Jornalista Thomas Traumann é mantido à frente da Secom

Luís Inácio Adams permanece à frente da AGU no novo governo Dilma

Dilma mantém Eleonora Menicucci na Secretaria de Políticas para as Mulheres

Durante sua gestão no ministério, ocorreu a aprovação do Novo Código Florestal e a construção da Usina de Belo Monte, ações que foram duramente criticadas por organizações ambientalistas. Por outro lado, o país registrou as menores taxas de desmatamento da Amazônia Legal.

Na sua gestão no MMA, também foi organizada a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que terminou com carta considerada avançada em relação à proteção da biodiversidade, mas com recúo do ponto de vista do comprometimento de recursos dos países mais ricos para o desenvolvimento de ações.

As discussões sobre a responsabilização desses países e o papel do Brasil em relação à proteção ambiental devem estar na agenda do ministério no ano que vem, quando ocorrerá a 21ª Conferência do Clima (COP 21), em Paris. No encontro, será debatido um novo acordo global climático, que deverá substituir o Protocolo de Quioto, a partir de 2020.

Editor: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário