one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado Federal em Brasília

Imagem:

Compartilhar:

Novo Código de Processo Civil deve ser votado no Senado na semana que vem

Criado em 04/12/14 14h10 e atualizado em 05/12/14 14h38
Por Karine Melo* Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Depois de uma longa discussão que começou em 2009 no Senado, foi aprovado nesta quarta-feira (4), em votação simbólica, na comissão temporária criada na Casa para analisar a reforma do Código de Processo Civil (CPC), o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto do Senado (PLS 166/2010) sobre o tema.

Leia também no Portal EBC:

Entenda proposta do novo Código de Processo Civil (CPC)

Senadores querem aprovar novo Código de Processo Civil neste ano

Comissão quer votar mudanças no Código de Processo Civil antes do recesso

O Código de Processo Civil regula a tramitação das ações judiciais, os prazos,  atos, procedimentos referentes a elas, o objetivo principal da proposta é simplificar processos e acelerar decisões da Justiça, inclusive eliminando parte dos recursos hoje permitidos. Entre os mais de mil artigos do CPC está previsto uma fase prévia de conciliação e mediação entre as partes, por meio de centros de solução de conflitos, para tentar evitar a solução do problema por via judicial. 

“Vamos diminuir sobremodo a avalanche de recursos que existe, vamos garantir prazos compatíveis para o bom andamento da Justiça e oferecer ao Brasil o que eu chamo Código do Processo Civil Cidadão”, ressaltou o relator da matéria senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Durante a discussão do CPC, o relator acatou a maioria das propostas feitas pela Câmara: foram 14 de quase 20 dispositivos, entre eles o que trata de pensão alimentícia. Pelo texto quem não pagar pensão vai ser preso em regime fechado, mas terá a garantia de separação dos presos comuns. O credor vai poder pedir a prisão após um mês de inadimplência, e não apenas após três meses. O juiz deverá fazer várias sessões de conciliação e buscar apoio multiprofissional para ajudar pessoas que disputam divórcio, guarda e outros temas de família. A intenção é que os casos sejam solucionados cada vez mais por acordo.

Outro instrumento que deve dar celeridade as ações é o chamado “incidente de resolução de demandas repetitivas”, comuns em processos que envolvem planos econômicos, a área previdenciária e a de direitos do consumidor. Nesse caso, Vital resgatou o texto original do Senado, que autoriza a instauração do incidente ainda na primeira instância. Os deputados haviam estabelecido que a medida só valeria em tribunais de Justiça ou tribunais regionais federais.

A reforma do CPC também prevê que a Justiça só poderá confiscar os bens dos sócios para pagar dívidas da empresa depois de ouvir todas as partes. Atualmente o juiz pode decidir o confisco sozinho. O texto prevê ainda que a penhora de contas e investimentos não poderá ser feita por liminar, e o confisco do faturamento da empresa só será usado como último recurso.

A votação final do novo Código de Processo Civil está prevista para a próxima quarta-feira (10) no plenário do Senado, se aprovado, o projeto vai à sanção presidencial. Antes de começar a tramitar no Senado e na Câmara, uma comissão de juristas renomados, presidida pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal designada pelo então presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) elaborou um anteprojeto sobre o tema.

Editora: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário