one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fernando Pimentel, candidato ao governo de Minas Gerais

Imagem:

Compartilhar:

Procuradoria pede cassação de Fernando Pimentel, governador eleito de Minas

Criado em 18/12/14 22h52
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

A Procuradoria Regional Eleitoral de Minas Gerais (PRE-MG) pediu hoje (18) a cassação do diploma e a decretação de inelegibilidade do governador e vice-governador eleitos de Minas Gerais, Fernando Pimentel e Antônio Andrade. A procuradoria também solicita a realização de ação de investigação judicial eleitoral dos eleitos.

No pedido, ajuizado no Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE-MG), o procurador regional eleitoral Patrick Salgado destaca problemas na prestação de contas da campanha ao governo do estado. De acordo com a ação, “a campanha de Fernando Pimentel e Antônio Andrade foi ilicitamente impulsionada por inaceitável abuso de poder econômico”, evidenciado “pela superação do limite de gastos e por adoção de um método dúbio de realização de despesas”.

A prestação de contas da coligação Minas pra Você (PT/PMDB/PCdoB/PROS/PRB) foi desaprovada pelo TRE-MG, na última quinta-feira (11). Dentre as irregularidades apontadas pelo tribunal estão a extrapolação em mais de R$ 10,1 milhões do teto de R$ 42 milhões da campanha, estabelecido no registro da candidatura, bem como a ausência de registro das despesas feitas por outros candidatos, partidos ou comitês em favor do então candidato ao governo.

De acordo com informações da Justiça Eleitoral, a defesa de Pimentel afirma que o montante excedente não pode ser considerado nova despesa, já que consiste em transferências feitas ao Comitê Financeiro Único do PT, em Minas Gerais, para fazer propaganda para o próprio Pimentel. Ela também alega que a coligação não teve conhecimento da publicidade feita por candidatos a outros cargos.

A análise das contas feita pelo TRE-MG embasa o pedido de cassação feito pela procuradoria. Para a PRE, “não se trata de apenas um erro formal, mas de falha grave, visto que o limite estabelecido para gastos é uma forma de garantir a transparência da campanha eleitoral e propiciar a fiscalização plena”.

A Agência Brasil procurou a coligação Minas pra Você e o PT em Minas Gerais, mas não conseguiu contato até a publicação desta matéria. Para outros veículos da imprensa, a assessoria da coligação informou que ainda não vai se manifestar sobre o pedido. A diplomação do governador e vice-governador eleitos de Minas Gerais está marcada para esta sexta-feira (19).

Editor Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário