one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Dilma é diplomada no TSE.

Imagem:

Compartilhar:

Termina hoje prazo para diplomação de eleitos em outubro

Criado em 19/12/14 19h04
Por Michèlle Canes Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

Termina hoje (19) o prazo para que candidatos eleitos nas eleições de outubro deste ano sejam diplomados. A diplomação é o último ato do processo eleitoral e legitima o candidato a tomar posse no cargo para o qual foi eleito.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a competência para diplomação varia de acordo com o cargo. Presidente da República e vice são diplomados pele próprio TSE.  Já para governador, vice, senadores, deputados estaduais, federais e distritais, a competência é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado do candidato eleito. No caso das eleições municipais, a Junta Eleitoral é a responsável.

De acordo com a assessoria do TSE, para que a diplomação possa ser realizada, o tribunal responsável deve ter feito o julgamento das contas de campanha. Assim, a data de início do ato pode variar, enquanto a final é nacional e prevista no Calendário Eleitoral 2014. A diplomação é estabelecida pelo artigo 215 do Código Eleitoral.

Editor Armando Cardoso

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário