one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palácio do Buriti, centro administrativo do Distrito Federal

Imagem:

Compartilhar:

DF promete quitar até junho pagamento de servidores de saúde e educação

Criado em 15/01/15 21h44
Por Marcelo Brandão Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Representantes do governo do Distrito Federal se sentaram hoje (15) com vários sindicatos de profissionais da Saúde e apresentaram uma proposta de parcelamento dos valores ainda pendentes aos servidores, 99% deles da área de saúde e da educação. Após negociação que durou cerca de três horas e meia, o governo se comprometeu a quitar os pagamentos ainda em atraso até junho.

Os pagamentos de férias e horas extras da área de saúde serão parcelados entre janeiro e março. O décimo terceiro salário, entre outros pagamentos, serão quitados entre abril e junho. A proposta, no entanto, será discutida nas assembleias de profissionais da saúde. Os salários atrasados foram todos pagos esta semana.

Leia também no Portal EBC:

GDF parcelará salários a partir de fevereiro para garantir pagamento em dia

Ministério Público ajuiza ação contra ex-governador Agnelo Queiroz

De acordo com o chefe da Casa Civil do DF, Hélio Doyle, o governo esticou a corda até o máximo. “É o limite do governo. Pessoalmente, me surpreendeu, porque está um pouco além do que seria razoável, mas a gente achou importante dar essa sinalização de pagar até junho, embora force um pouco o caixa”.

Doyle espera ainda que as categorias que estão em greve voltem ao trabalho amanhã. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde do Distrito Federal (Sindsaúde) fará assembleia amanhã (16) às 10h para decidir se aceita ou não a proposta feita hoje pelo governo e volta ao trabalho. Vários profissionais da saúde estão em greve desde sexta-feira (9), incluindo médicos e enfermeiros.

Marli Rodrigues, presidenta do Sindsaúde, considera que houve avanço no cenário, mas não adianta se a categoria vai ou não aceitar a proposta da reunião de hoje. “O governo reconheceu a dívida, e antes não tinha uma data de pagamento. Então, avançou nesse sentido. Hoje, temos uma data de pagamento e em que condições o governo vai pagar. A categoria vai avaliar a proposta em assembleia e vai tomar uma decisão”

Inicialmente, o governo propôs o parcelamento dos pagamentos de férias de servidores que tiraram férias em dezembro – período utilizado por grande parte dos funcionários da educação – o décimo terceiro salário, ainda não pagos a alguns servidores, as horas extras dos servidores da saúde e o chamado “resíduo”, que são licenças indenizadas e outros pagamentos que não se enquadram nos anteriores.

As férias e o décimo terceiro salário seriam parcelados em três vezes, com os pagamentos de férias começando no final de janeiro e o décimo terceiro no final de abril. As horas extras da saúde e os residuais seriam parcelados em duas vezes, sendo que o primeiro iniciando no final de julho e os residuais em setembro.

Houve impasse quanto aos parcelamentos. Representantes de sindicatos manifestaram contrariedade em receber pagamentos até outubro. Eles, então, reuniram-se reservadamente por uma hora e formularam outra proposta, de receber o décimo terceiro e férias em janeiro de fevereiro e os demais pagamentos seriam parcelados de janeiro a junho. Foi a vez do governo se reunir e, então, apresentar sua segunda proposta, aquela que será levada pelos sindicatos aos trabalhadores.

Os sindicatos de servidores da educação, convidados à reunião, não participaram das negociações. Doyle, junto com secretários de governo, terão amanhã (16) a mesma conversa. O chefe da Casa Civil, no entanto, adiantou que os servidores da educação receberão a mesma proposta finalizada hoje. “Chegamos ao limite”, reiterou Doyle.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário