one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Presidente reeleita Dilma Rousseff, chega ao Congresso para cerimônia de Posse

Imagem:

Compartilhar:

Dilma promete assegurar direitos trabalhistas e coloca educação como prioridade

Criado em 01/01/15 17h15 e atualizado em 20/01/15 16h43
Por Leandro Melito - Portal EBC

Brasília - Em seu discurso durante a cerimônia de posse realizada nesta quinta-feira (1), a presidenta reeleita Dilma Rousseff destacou seu compromisso com os direitos trabalhistas e afirmou que a prioridade de seu novo governo será a educação, sob o lema "Brasil, pátria educadora".  Dilma acredita que o principal recado do povo brasileiro ao seu novo governo é o de mudança.

"Fui reconduzida à presidência para continuar as grandes mudanças do país e não trairei esse chamado", afirmou e destacou que para que essas mudanças "dependem da estabilidade e da credibilidade da economia".

Ouça o discurso de Dilma Rousseff durante a cerimônia de posse no Congresso

Creative Commons - CC BY 3.0 -

 

Dilma prometeu criar um ambiente mais favorável aos negócios, atividade produtiva e  investimento externo e fazer o Brasil voltar a crescer com o ajuste nas contas públicas com o "menor sacrifício possível para a população". "Estou disposta a mobilizar todo o povo brasileiro a estar disposto nessa nova arrancada sem revogar direitos conquistados ou direitos sociais assumidos", afirmou.  

Ela garantiu que manterá todos os direitos trabalhistas e previdenciários  e acenou com a manutenção do emprego e valorização do salário mínimo mas destacou a necessidade de corrigir "distorções e eventuais excessos". Na última segunda-feira (29) o governo anunciou mudanças nas regras de concessão de benefícios ao trabalhador e sofreu críticas de entidades de classe.

Educação

A presidenta anunciou que a educação será a prioridade de seu novo mandato e prometeu "democratizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis da população".  Para isso anunciou que a educação comecará a receber "níveis mais expressivos de recusos" e prometeu expandir o acesso a creches e pré escolas e universalizar até 2016 o acesso à pré-escola para crianças de 4 e 5 anos, uma das metas previstas no Plano Nacional de Educação, que passa a vigorar em 2015. 

Após quase quatro anos de idas e vindas no Congresso Nacional, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 8035/10, que estabelece metas e prioridades para a educação para os próximos dez anos. 

Em seu discurso de posse, Dilma também prometeu efetivar mudanças curriculares e aprimorara a educação dos professores, que considerou como uma "área frágil em nosso sitema educacional". Outras promessas para a área foram alfabetização na idade certa e educação em tempo integral.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário