one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Luiz Henrique diz que já tem 45 votos para ser presidente do Senado

Criado em 30/01/15 18h36 e atualizado em 30/01/15 19h16
Por Mariana Jungmann Edição:Armando Cardoso Fonte:Agência Brasil

 

Senador Luiz Henrique

Luiz Henrique diz que vai democratizar o Senado (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) disse hoje (30) que espera ter 45 votos em apoio à sua candidatura à presidência do Senado. Caso a expectativa se confirme, o número será suficiente para elegê-lo no próximo domingo (1º).

Luiz Henrique concedeu entrevista coletiva esta tarde, acompanhado de líderes partidários e representantes do PDT, DEM, PP, PSOL, PSDB e PSB. “Somados, estes partidos representam a certeza absoluta, a convicção de que colheremos uma vitória no domingo. Será a vitória da mudança contra o continuísmo”, disse o senador.

Entretanto, alguns dos partidos contabilizados pelo senador ainda precisam de reuniões internas para oficializar o apoio. É o caso do PSB, que já retirou candidatura própria e deve se reunir até amanhã para decidir.

O PMDB, partido de Luiz Henrique, também terá reunião para anunciar o nome que disputará a presidência do Senado. Por ter a maior bancada da Casa, com 19 senadores, o PMDB tem a prerrogativa de indicar o presidente, conforme acordo histórico.

A candidatura de Luiz Henrique foi construída a partir da movimentação de partidos insatisfeitos com a demora do PMDB. Entre os líderes desses partidos, o nome do atual presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) era tido como certo para reeleição, mas ele nunca admitiu oficialmente que fosse candidato.

“Há 45 anos, um mesmo grupo se eterniza na direção da Casa. A reclamação que mais escuto dos senadores é que os relatores são sempre os mesmos, os presidentes são sempre os mesmos, os que ocupam funções relevantes são sempre os mesmos. Vamos democratizar a Casa”, adiantou o senador.

Durante a coletiva, Luiz Henrique informou que sua chapa manterá a regra da proporcionalidade e garantirá, por exemplo, que o PT, que tem a segunda maior bancada, fique com a primeira vice-presidência. Líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que a bancada só se posicionará após a reunião do PMDB.

Admitindo a possibilidade de Renan Calheiros ser candidato, Costa prefere esperar que o partido chegue a um consenso. O líder petista sugeriu que, caso os dois pemedebistas sejam candidatos, o PT apoie o que for indicado oficialmente. “A tendência é que votemos no candidato oficial. Por isso, nosso desejo é que eles possam se entender. São dois senadores que têm muito a contribuir como Parlamento”, acrescentou.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário