one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Luiz Henrique recebe apoio formal do PSDB para presidente do Senado

Criado em 31/01/15 18h28 e atualizado em 31/01/15 22h37
Por Paulo Victor Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Candidato avulso à Presidência do Senado, o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) recebeu neste sábado (31) o apoio formal dos senadores do PSDB. Ele participou de uma reunião da bancada tucana no Senado e disse estar otimista com a vitória. A legenda tem 11 parlamentares na Casa. Durante reunião nesta tarde, o PSDB também aprovou o nome do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) para a liderança do partido, no lugar de Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Ao lado de Aécio Neves (PSDB-MG), Luiz Henrique disse que, caso eleito, sua missão será a votação de reformas adiadas há muito tempo como a política e tributária. “Acho que amanhã vamos obter resultado histórico, a vitória da mudança contra o continuísmo, contra mesmo grupo que vem se sucedendo há 45 anos no Senado. A vitória da democratização, do diálogo construtivo com o governo, governadores e com a Câmara”, defendeu.

Na sexta-feira (30), Luiz Henrique disse que esperava vencer as eleições com 45 votos, contando com apoio de outros partidos como PDT, DEM, PP, PSol e PSB.

O senador Aécio Neves disse que o apoio a Luiz Henrique é unânime de todo o PSDB. “O que está em jogo não é sequer a candidatura de um determinado senador contra o outro. É uma opção pela mudança. O PSDB sempre pregou a mudança e a democratização dos espaços da Casa, uma interlocução mais direta do Senado com os anseios da sociedade brasileira, que em parte o PSDB hoje representa”, disse.

Lançado oficialmente a dois dias da eleição, Renan Calheiros (PMDB-AL) busca o apoio de colegas para ser reeleito presidente do Senado. Ele não participou de nenhum compromisso público, mas sexta-feira (30) disse que telefonaria a senadores e que está “confiante” na vitória. Como tem a maior bancada da Casa, o PMDB também tem a prerrogativa de indicar o candidato à Presidência. A candidatura do também peemedebista Luiz Henrique, portanto, é avulsa.

Pela manhã, a bancada do PSB no Senado também decidiu formalizar apoio a Luiz Henrique, com exceção do senador Romário (RJ), que pediu a liberação do seu posicionamento alegando compromissos políticos regionais assumidos anteriormente. Por meio de nota, o partido afirmou que a candidatura “sintetiza o movimento de mudança defendido pelos socialistas”. Além de contemplar as ideias do PSB, o apoio ao senador catarinense contempla a regra de eleger um candidato do partido majoritário da Casa.

Além da eleição para a presidência do Senado, neste domingo os senadores também podem fazer a eleição dos demais membros da Mesa Diretora. A definição de quem ocupará cargos como 1ª vice-presidência e 1ª secretaria também deve obedecer ao critério da proporcionalidade, com o PT sendo o próximo a fazer indicações, por ter a segunda maior bancada. Em seguida, provavelmente na segunda-feira (2), os senadores elegerão os presidentes das comissões permanentes da Casa, seguindo o mesmo critério.

*Colaborou Mariana Jungmann

 

Editor Fernando Fraga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário