one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro Pepe Vargas

Imagem:

Compartilhar:

Pepe Vargas diz que CPI não é o instrumento mais eficaz para combater corrupção

Criado em 02/01/15 21h25
Por Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Após assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, em cerimônia nesta sexta-feira (2), no Palácio do Planalto, o novo ministro Pepe Vargas prometeu cumprir a missão de representar o governo nas relações com o Congresso Nacional. Ele substitui Ricardo Berzoini na pasta responsável pela articulação do Executivo com o Legislativo. Em seu discurso, Vargas ressaltou a importância de trabalhar para uma coalizão entre os partidos que dão sustentação ao governo, sem esquecer o diálogo “fundamental” com a oposição.

Depois da cerimônia, em entrevista a jornalistas, Vargas comentou sobre a possibilidade de criação de uma nova comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre as denúncias da Petrobras. Segundo ele, as CPIs não têm o mesmo papel que tiveram no passado, quando havia revelações em depoimentos, já que atualmente o depoente pode se manter calado durante toda a audiência.

O novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, recebe o cargo de seu antecessor, Ricardo Berzoini, em solenidade no Palácio do Planalto (Wilson Dias/Agência Brasil)

O novo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas, recebe o cargo de seu antecessor, Ricardo Berzoini, em solenidade no Palácio do Planalto Wilson Dias/Agência Brasil

“Não vejo necessidade de uma CPI para ter eficiência no combate à corrupção. Acho que o Ministério Público [MP], a Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal [PF] estão dando demonstrações claras de combate à corrupção. Então não vejo necessidade de CPI para fazer investigação de corrupção”, declarou, exemplificando que, este ano, os trabalhos do MP e da PF já haviam conferido mais “agilidade” ao processo.

Leia também:

Em sua primeira fala como ministro, Rebelo destaca o papel político da ciência

Novo ministro da CGU diz que será implacável com a corrupção

Wagner defende demarcação de terra indígena como resolução de conflito na Bahia

Deixando a pasta que ocupa no Palácio do Planalto para chefiar o Ministério das Comunicações, Berzoini se disse consciente de que a articulação política não é uma exclusividade da SRI, e que todos os integrantes do governo têm a obrigação de dialogar com o Legislativo.

“Não tenho a ilusão de que a gente vá conseguir 100% de sucesso em tudo. Sempre a gente tem que trabalhar com a possibilidade do contraditório, de que a gente pode trabalhar um processo harmonioso, mas também com diferenças”, avaliou Pepe Vargas, sobre o contato com o Congresso.

Após defender o aprofundamento da participação social na democracia representativa, papel que atribuiu também ao próprio Congresso, o ministro lembrou da reforma política como “grande compromisso” do governo.

“Ainda temos que discutir dentro do governo, com o Congresso, e tentar estabelecer um acordo para votar, se não uma reforma política ideal, uma reforma política em cima de alguns pontos mínimos e que permita uma mudança no sistema político brasileiro”, declarou, dizendo-se favorável à participação da sociedade, independentemente do formato (se referendo ou plebiscito).

Pepe Vargas disse ainda que não conversou com a presidenta Dilma Rousseff sobre a eleição para a presidência da Câmara em fevereiro, mas que os três candidatos merecem respeito e são “fortíssimos”, e o governo quer uma Mesa Diretora “plural” que trabalhe dentro dos princípios da independência e harmonia. Os deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Júlio Delgado (PSB-MG) concorrem ao cargo.

Editor Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário