one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

PSDB buscará apoio para a criação de quatro CPIs em 2015

Criado em 30/01/15 14h27 e atualizado em 30/01/15 14h53
Por Pedro Peduzzi Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O PSDB começará a nova legislatura no Congresso Nacional mirando a criação de quatro comissões parlamentares de inquérito (CPIs). O foco serão Petrobras, setor elétrico, fundos de pensão e bancos públicos. Na avaliação de lideranças do PSDB e do presidente do partido, senador Aécio Neves, 2015 será um ano de dificuldades para o governo federal. Segundo Aécio, essas dificuldades se devem, em parte, à frustração gerada após tantas expectativas positivas apresentadas pela presidenta Dilma Rousseff durante a campanha eleitoral.

"A cada dia que passa se comprova que nossos alertas [feitos durante a campanha eleitoral] eram os alertas corretos. A presidenta da República não permitiu que o Brasil debatesse, durante a campanha, medidas para a superação da crise. Vendeu um país da fantasia, do conto da carochinha, no qual o Brasil crescia com pleno emprego e não havia necessidade de qualquer ajuste. Hoje, o custo dos ajustes é muito mais alto pela irresponsabilidade do governo, que não tomou, no momento que deveria ter tomado, as providências necessárias para conter esses equívocos", disse hoje (30) o presidente do PSDB e ex-candidato à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), ao chegar à reunião da bancada do partido, no hotel Royal Tulip, em Brasília.

Opinião similar tem o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes (SP). "Será um ano de grande confusão, tanto no âmbito político como no social para a presidenta Dilma Rousseff, que está cercada de más notícias", disse ele. Nunes defendeu a criação de CPIs no Congresso Nacional, "não para pressionar o governo federal, mas para colaborar com os órgãos que já estão investigando esses problemas”, disse ele, referindo-se ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao Tribunal de Contas da União. CPIs dão repercussão política, com pessoas falando para esclarecer fatos, acrescentou.

Tanto Aécio Neves quanto o líder do PSDB na Câmara, deputado Antônio Imbassahy (BA), defenderam a instalação de CPIs sobre os escândalos envolvendo a Petrobras, o setor elétrico, os fundos de pensão e bancos públicos. "Devemos centrar fileiras para, imediatamente, colher as assinaturas necessárias para a recriação da CPMI da Petrobras, além de outras que estão sendo cogitadas. Temos a responsabilidade, enquanto fiscalizadores do Executivo, de avançar nessas investigações", disse Aécio Neves.“Temos informações de que os bancos públicos têm sido usados para privilegiar grupos amigos. Já o setor elétrico tem de ser investigado porque, além da crise e da desorganização, teve [a presidenta] Dilma Rousseff como autoridade”, reforçou Imbassahy.

Os parlamentares manifestaram apoio às candidaturas de Júlio Delgado (PSB-MG) para a presidência da Câmara, e de Luiz Henrique (PMDB-SC) para a presidência do Senado. "O caminho natural do PSDB é fortalecer a candidatura do deputado Júlio Delgado, que a meu ver é a candidatura com melhores condições de garantir a independência fundamental que a Câmara dos Deputados não teve nos últimos anos. No Senado não é diferente. A candidatura de Luiz Henrique atende a essa mesma aspiração: que nós não tenhamos um Legislativo acuado, submisso e, principalmente, submetido às vontades e orientações do Palácio do Planalto", disse Aécio Neves.

“Os presidentes das duas casas precisam de responsabilidade e de apoio político e social. O Luiz Henrique é um candidato com longa tradição democrática dentro do PMDB. É equilibrado, e não fará uma gestão nem de oposição nem de situação”, justificou Nunes. Para Imbassahy, o apoio a Júlio Delgado confirma a parceria que já vem sendo formada entre PSB e PSDB. “Temos no PSB uma parceria importante, e a maioria deles [deputados] quer formar conosco um bloco de oposição”, disse o líder tucano na Câmara.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário