one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Renan Filho assume Alagoas prometendo equilíbrio fiscal e priorizar educação

Criado em 01/01/15 21h02 e atualizado em 01/01/15 21h06
Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Priorizar a educação e equilibrar o orçamento do estado, foi o que prometeu o governador Renan Filho ao tomar posse hoje (1º) do governo de Alagoas. Ele discursou destacando que o estado precisará equilibrar o orçamento, o que exigirá cortar cargos comissionados, reduzir secretarias e diminuir a folha de pagamento.

Renan Filho assume Alagoas prometendo investir em educação

Renan Filho assume Alagoas prometendo investir em educaçãoFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Renan Filho disse ainda que apostará na educação para promover o desenvolvimento do estado. "Considero a educação o impulso e a alavanca para o desenvolvimento social do estado. Nossa meta é fazer uma revolução na educação de Alagoas. A Escola será o principal equipamento público desse estado".

O novo governador destacou ainda que a balança comercial do estado caiu de R$ 920 milhões, em 2011, para R$ 5 milhões até novembro de 2014, e que o endividamento em relação ao Produto Interno Bruto é um dos piores do país. "Teremos que fazer mais com menos", disse. Ele acredita que as transferências do governo federal para os estados poderão ser reduzidas em 2015.

A violência no estado foi outro problema lembrado pelo governador durante a sua fala. "Maceió se transformou em uma das capitais mais violentas do mundo. Aqui, morre-se de graça e mata-se a qualquer pretexto". Segundo Renan Filho, além de ter uma taxa de homicídios para cada 100 mil habitantes mais que duas vezes maior que o Brasil, com 64,6 contra 29 para cada 100 mil.

No discurso enumerou, também, as dificuldades que encontrará no governo do estado, mas declarou otimismo por contar com o apoio do governo federal e da bancada alagoana em Brasília. Na avaliação do governador, Alagoas é o estado que menos investe em saúde no Brasil, registra a pior nota no Índice Nacional de Educação Básica (Ideb) e o maior índice de analfabetismo (21,6%).

"Este é o cenário da nossa Alagoas de hoje. Uma terra tão querida, tão formosa, plena de riqueza natural e humana, e tão promissora, mas que é cenário de dificuldade e dor, iniquidade e injustiça social. Muitos alagoanos ainda vivem no século passado", disse.

Com 52,16% dos votos válidos, ele derrotou Biu Benedito de Lira (PP), que teve 33,91%. Julio César da Silva (PSDB) ficou em terceiro lugar, com 7,92%, e Mário Agra (PSOL), em quarto, com 4,73%.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário