one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Cargos da Mesa da Câmara são disputados por 17 deputados

Criado em 01/02/15 18h24 e atualizado em 01/02/15 18h25
Por Iolando Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Posse dos deputados federais para mandato de quatro anos muda a configuração na Câmara, mas maiores bancadas continuam com PT (70), PMDB (66) e PSDB (54) ( Wilson Dias/Agência Brasil)

Cargos da Mesa da Câmara são disputados por 17 deputadosWilson Dias/Agência Brasil

Os 11 cargos da Mesa Diretora da Câmara serão disputados por 17 deputados.  Quatro parlamentares se inscreveram para concorrer à Presidência da Casa: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ). O deputado Waldir Maranhão (PP-MA) deverá ser eleito primeiro vice-presidente da Casa. Ele é candidato único ao cargo.

A segunda vice-presidência é disputada pelos deputados Giacobo (PR-PR) e Lúcio Vale (PR-PA). O deputado Beto Mansur (PRB-SP) é candidato único à primeira secretaria. A segunda secretaria deverá ser ocupada pelo deputado Felipe Bornier (PSD-RJ), que é candidato único ao cargo. A deputada Mara Gabrielli (PSDB-SP) foi indicada pelo seu partido e é candidata única para ocupar a terceira secretaria. Para a quarta secretaria, o PTB indicou o deputado Alex Canziani (PTB-PR).

As quatro suplências de secretários estão sendo disputadas pelos deputados Gilberto Nascimento (PSC-SP), Mandetta (DEM-MS), Weliton Prado (PT-MG), Ronaldo Fonseca (PROS-DF), Valtenir Pereira (PROS-MT) e Luiza Erundina (PSB-SP).

A eleição dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara deverá ser iniciada daqui a pouco, no plenário da Câmara. Cada um dos quatro candidatos à Presidência da Casa terá direito a dez minutos para discursar e defender suas propostas. Após os discursos terá inicio o processo de votação aos 11 cargos da Mesa.

Concluída a votação, pelo sistema eletrônico, será feita a apuração dos votos para a Presidência da Câmara. Se nenhum dos quatro candidatos conseguir metade mais um dos votos válidos será feita uma nova votação entre os dois mais votados. Nesta segunda etapa, vencerá a disputa o candidato que obtiver a maioria dos votos. Proclamado o eleito, ele assumirá o comando da Câmara e dará inicio ao processo de apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário