one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Kayapós pedem a Eduardo Cunha para não instalar comissão da PEC 215

Criado em 04/02/15 21h06 e atualizado em 04/02/15 22h10
Por Iolando Lourenço Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebe lideranças kayapós, das terras indígenas Baú e Mekragnotire, no Pará (Wilson Dias/Agência Brasil)

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), recebeu lideranças kayapós. Os indígenas lutam contra aprovação da PEC 215 Wilson Dias/Agência Brasil

Lideranças indígenas kayapós, acompanhadas de alguns parlamentares, reuniram-se nesta quarta-feira (4) com o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para pedir-lhe para não criar comissão especial destinada a retomar as discussões da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere da União para o Legislativo a competência na demarcação de terras indígenas e possibilita a revisão das demarcações.

O indígena kayapó Dototakaire informou que as lideranças manifestaram ao presidente da Câmara a preocupação dos povos indígenas com a votação da PEC. Eles disseram que ela é a quebra de um contrato histórico do Brasil e prejudica as mais de 300 povos e etnias indígenas. “Nós não estamos caçando guerra, somos os primeiros habitantes do Brasil e vocês querem acabar conosco. A gente não vai deixar”, disse Dototakaire.

“As lideranças disseram que o próprio branco está caçando briga, está declarando que vai ter uma guerra contra os indígenas. Os kayapós vieram aqui e deram o recado. Como eles vão fazer uma comissão toda semana, vai encher de indígenas em Brasília para mostrar que nós estamos prontos para a guerra”, informou Dototakaire.

O líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ), que acompanhou os indígenas, informou que os kayapós disseram que a terra significa a vida deles e que eles não vão aceitar a votação dessa PEC. Alencar disse que caso a proposta volte a tramitar “os deputados defensores das causas  indígenas vão travar toda luta possível para evitar que ela se consolide”.

O líder do PV, Zequinha Sarney (MA) disse que conseguiram do presidente da Câmara a garantia de que, antes da criação da comissão especial destinada a discutir a PEC 215, seja feita uma reunião envolvendo deputados ligados à causa ambiental, às causas indígenas e ao agronegócio. “Vamos tentar nessa reunião amenizar o ambiente. Vamos usar todos os meios possíveis para que a comissão não seja instalada”, disse.


 

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário