one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Renan adia para terça-feira definição da Mesa Diretora e comissões do Senado

Criado em 01/02/15 19h15 e atualizado em 01/02/15 19h22
Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, preside sessão do Congresso Nacional para a votação de 38 vetos presidenciais e de quatro projetos de lei (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Renan adia para terça-feira definição da Mesa Diretora e comissões do SenadoFabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Após ter sido eleito presidente do Senado para o biênio 2015-2016, Renan Calheiros (PMDB-AL) adiou para a próxima terça-feira (3) a definição dos nomes que vão compor a Mesa Diretora da Casa. Além do presidente do Senado, a Mesa é composta por outros seis cargos: duas vice-presidências e quatro secretarias. Também serão definidos os nomes dos quatro suplentes das secretarias.

Amanhã (2), pela manhã, Renan Calheiros deve se reunir com os líderes partidários para tentar compor a Mesa Diretora e as presidências e vice-presidências das comissões. O  presidente do Senado conversou com parlamentares a quem disse que a tendência é Jorge Viana (PT-AC) ocupar a primeira vice-presidência da Casa e Romero Jucá (PMDB-RR) a segunda vice-presidência.

A escolha pela composição das comissões segue o mesmo critério da indicação para presidente do Senado. Os partidos de maior bancada escolhem primeiro. As comissões consideradas mais importantes são a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Assuntos Econômicos (CAE). Na legislatura passada, o PMDB comandou a CCJ e o PT esteve a frente da CAE.

Em seu discurso de posse, Renan disse que “há muito a fazer". Segundo ele, outros temas são cobrados aos parlamentares. "Refiro-me à reforma política, pela qual me empenharei evitando ações extremistas de todos os lados”. Ele defendeu que a Casa desenvolva “uma agenda econômica que permita ao Brasil crescer sem perder as conquistas sociais obtidas”, bem como visando assegurar novas conquistas.

O senador informou que se reunirá com o presidente da Câmara para “afinar uma agenda comum que acelere a agenda legislativa” e pedir que as matérias aprovadas pelo Senado, nos últimos anos, sejam votadas. Amanhã (2), pela manhã, Renan Calheiros deve se reunir com os líderes partidários para tentar compor a Mesa Diretora e as presidências e vice-presidências das comissões.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário