one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Senado aprova Marco Civil da Internet

Imagem:

Compartilhar:

Requerimento de criação de CPI do HSBC é protocolada no Senado

Criado em 26/02/15 18h17 e atualizado em 26/02/15 19h06
Por Mariana Jungmann Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protocolou nesta quinta (26), na Secretaria-Geral da Mesa Diretora do Senado, requerimento para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias de sonegação fiscal e evasão de divisas envolvendo o banco HSBC. O requerimento tem 33 assinaturas de senadores, número superior ao mínimo de 27 necessárias.

As denúncias envolvendo o banco dão conta de que a filial dele na Suíça ajudou clientes a esconder recursos que poderiam ser de origem ilícita, além de possibilitar práticas de sonegação fiscal. Entre os correntistas envolvidos no esquema estão 8,7 mil brasileiros – o que não significa que todos tenham praticado alguma irregularidade.

“Esse escândalo é de dimensão mundial. De acordo com o [jornal britânico] Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. É necessário que o Parlamento brasileiro também se manifeste e instaure um procedimento de investigação”, disse Randolfe, justificando a necessidade de uma CPI sobre o caso.

A maior parte dos senadores que assinaram o requerimento para criação da comissão de inquérito são da base governista, mas há também assinaturas dos chamados “independentes”, como o PSB.

Com o requerimento protocolado, os senadores têm até a meia noite de hoje para incluir ou retirar assinaturas de apoio à CPI. Depois disso, se o mínimo de 27 assinaturas for mantido, elas serão conferidas pela Secretaria-Geral da Mesa e o requerimento será lido em plenário. Somente a partir daí os partidos serão convidados a indicar os membros para compor a comissão e fazer a instalação dela.


 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário