one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Simplificação de processos para empresas não compromete arrecadação diz Dilma

Criado em 26/02/15 14h25 e atualizado em 26/02/15 14h25
Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Ao lançar hoje (26) o Programa Bem Mais Simples, para desburocratizar a abertura e o fechamento de pequenas empresas, a presidenta Dilma Rousseff disse que a simplificação não inviabiliza a necessidade do governo de aumentar a arrecadação.

A presidenta Dilma Rousseff lança Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, em cerimônia no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)

A presidenta Dilma Rousseff lança Programa Bem Mais Simples Brasil e o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas, em cerimônia no Palácio do PlanaltoJosé Cruz/Agência Brasil

“Esse processo de simplificação não é contraditório com o aumento de arrecadação necessário para o governo. Essa proposta tem a chave para que a gente garanta vantagens para o cidadão sem prejuízos para a arrecadação fiscal”, avaliou Dilma.

De acordo com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, quando os empresários podem sair da informalidade ou regularizar a situação de empresas inativas, a arrecadação sobe. “Quando todos pagam, mesmo que menos, o Brasil arrecada mais”, destacou.

Um dos princípios do programa é substituir a exigência de certidões por declarações dos empresários, diminuindo o tempo e a papelada para abrir ou fechar empresas. “Temos que acreditar nos cidadãos. Para nós, o cidadão brasileiro é honesto, trabalhador e não desiste nunca. Nós brasileiros somos criativos, persistentes e não desistimos nunca”.

Segundo Dilma, o Bem Mais Simples é uma evolução do Simples, programa de incentivos tributários, e do Micro Empreendedor Individual (MEI). O objetivo é continuar simplificando e desburocratizando os processos para os empreendedores, disse.

“O Estado tem que tratar o cidadão considerando que ele tem a obrigação e nós temos o dever. Ele tem a obrigação de pagar impostos, cumprir as normas, e nós temos o dever de simplificá-las, tornando esse processo o mais simples possível”, ressaltou a presidenta.

O Bem Mais Simples prevê medidas como a redução da papelada necessária para a abrir um negócio, a unificação de cadastros, o agrupamento de serviços públicos para os empreendedores em um só lugar, além do fim de exigências que se tornaram dispensáveis com o uso da internet.

De acordo com Afif, o Sistema Nacional de Baixa Integrada de Empresas que operava experimentalmente no Distrito Federal, já começa a funcionar a partir desta quinta-feira, o que permitirá que donos de negócios possam fechar uma empresa no mesmo dia, pela internet ou na Junta Comercial nos estados.

Já as medidas para acelerar o prazo de abertura de empresas, que pode ser reduzido para até cinco dias, começam a valer a partir de junho.

Dilma disse que os ministros das pastas envolvidas no programa têm até o dia 20 de abril para apresentar uma lista de processos que podem ser simplificados ou extintos e facilitar a abertura de novos negócios. “Em maio vamos fazer um mutirão para extinguir todas as regras desnecessárias” que a seu ver paralisam os processos, ressaltou.

Editor Marcos Chagas
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário