one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Advogados públicos fazem na Câmara ato pela aprovação da PEC da Probidade

Criado em 03/03/15 17h35 e atualizado em 03/03/15 17h37
Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Munidos de placas, botons e panfletos, cerca de 50 advogados públicos participaram hoje (3) de um ato na Câmara dos Deputados em favor da aprovação da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 82/07, conhecida como PEC da Probidade, que concede autonomia administrativa, orçamentária e financeira para a Advocacia-Geral da União (AGU), da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Procuradoria-Geral Federal, da Procuradoria das Autarquias e às procuradorias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Elaborada em 2007, a PEC chegou a ser aprovada, em maio do ano passado, em uma comissão especial para tratar da questão. Desde então aguarda para ser votada no Plenário da Câmara, antes de seguir para o Senado.

De acordo com o relator da proposta na comissão especial, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), a aprovação da PEC garantiria mais transparência na implementação de políticas públicas. “Você [advogado público] vai ter autonomia para dar a sua opinião, marcar sua postura em torno de um processo, de uma tomada de decisão na administração [pública] e isso depois não vai ser mudado por algum advogado contratado ou amigo do gestor e que não faz parte do corpo funcional”, disse.

Coimbra lembrou que a advocacia pública tem por missão favorecer o controle preventivo da legalidade dos atos jurídicos, evitando a prática de ilícitos, atos de improbidade ou lesivos ao patrimônio público e à ordem jurídica. “Para que eles tenham um aprimoramento do seu trabalho, é preciso que eles tenham segurança administrativa e funcional nos seus procedimentos. Não dá para você ter uma decisão do advogado público em processo de tomada de decisão e ele [o processo] ser mexido por alguém que não faz parte desse processo decisório”, ressaltou.

Desde de o começo da nova legislatura, diversos requerimentos foram protocolados pedindo à Mesa Diretora da Casa a inclusão da PEC na ordem do dia.
O relator espera que o texto seja votado até o meio do ano. “Nós queremos negociar passo a passo, quanto mais rápido conseguirmos colocar em votação, melhor será para nós. Queremos nesse primeiro semestre vencer as duas etapas da Câmara, [as votações em ] primeiro e segundo turno, para depois o texto ir para o Senado”, disse.

Editor Aécio Amado
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário