one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Brasileiros no Canadá protestam contra a corrupção no Brasil

Criado em 15/03/15 16h18 e atualizado em 15/03/15 17h01
Por Iara Falcão - Correspondente da Agência Brasil/EBC Edição:Fernando Fraga Fonte:Agência Brasil

Ao menos 30 pessoas se reuniram em frente ao Westmount Square – edifício que abriga o consulado brasileiro em Montreal, no Canadá – para protestar pelo fim da corrupção no Brasil. O objetivo, segundo Letícia Furtado, organizadora da manifestação, é mostrar solidariedade aos brasileiros que também saíram neste domingo às ruas no Brasil para expressar insatisfação com o governo.

“Eu fiz este evento por ser solidária ao Brasil”, disse a professora de educação física e moradora da cidade de Longueil (15 km de Montreal) há 20 anos. “E também para que os passantes entendam que o Brasil está mobilizado no dia de hoje”, destacou.

O analista financeiro Marcus Conter, há oito anos no Canadá, morador de Laval (20 km de Montreal), também compareceu com um cartaz escrito em inglês “stop corruPTion” ( “pare a corrupção”). Ele espera que as manifestações façam com que a população fique mais consciente. “E fique em cima dos políticos para fazer as reformas que realmente precisam”, disse.

O manifesto foi pacífico. Começou às 11h com a presença apenas da própria organizadora do evento. O convite foi feito pela rede de relacionamentos Facebook a 446 pessoas, mas a neve – mais do que frio de menos 3 graus Celsius (3oC) – pode ter sido um dos motivos que desencorajou parte dos 80 brasilleiros que haviam confirmado a participação no evento. Aos poucos outros participantes foram chegando com bandeiras do Brasil, cartazes e apitos. Os cartazes, escritos em francês, traziam dados comparativos sobre inflação, dívida pública, ações da Petrobras de antes e depois do atual governo e pediam pelo impeachment da atual presidenta.

Uma leitura de um trecho do poema de Castro Alves O Navio Negreiro foi lida, e os manifestantes entoaram o Hino Nacional. Por volta das 13h, o grupo se dispersou.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, onde vivem cerca de 3 mil brasileiros, segundo dados de Statistics Canada, o órgão de estatísticas do governo canadense.

Em Toronto, maior cidade do Canadá e onde moram quase 7 mil brasileiros, também houve protesto. Os manifestantes se reuniram no Queen's Park, a partir das 13h (14h no Brasil), vestidos de verde e amarelo e com cartazes pedindo o impeachment da atual presidenta.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário