one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

CCJ adia votação da admissibilidade da PEC de redução da maioridade penal

Criado em 17/03/15 19h25 e atualizado em 17/03/15 19h45
Por Iolando Lourenço Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

A votação da admissibilidade das propostas de emendas à Constituição (PEC), que tratam da redução da maioridade penal, prevista para esta terça (17), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, foi adiada para a próxima semana. Um pedido de vista coletivo do parecer do relator, deputado Luiz Couto (PT-PB) foi a causa do adiamento. O parecer lido hoje na CCJ é contrário à admissibilidade das PECs. 

Antes da leitura do parecer, a CCJ rejeitou, por 37 votos a favor e 19 votos contra, o requerimento do deputado Décio Lima (PT-SC), que propunha a retirada de pauta de votação da PEC 171/93 e das 38 propostas apensadas a ela. Todas elas tratam da redução da maioridade penal. A primeira foi apresentada em 1993 e propõe a redução de 18 anos para 16 anos. 

Ao justificar o pedido de retirada de pauta, o deputado Décio Lima disse que era para se ter mais tempo a fim de discutir o tema e promover debates com integrantes do Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil e de entidades de direitos humanos. “O requerimento é para que possamos organizar um amplo debate, que permitisse trazer dados estatísticos para darmos uma resposta à sociedade”. 

A maioria dos integrantes da CCJ entendeu que deveria votar contra o requerimento para permitir a votação da admissibilidade da PEC na CCJ. Com a derrubada, alguns deputados apresentaram outro requerimento para audiência pública na comissão com dois constitucionalistas: um falando a favor e o outro contra a constitucionalidade das propostas. O requerimento deverá ser votado amanhã (18) e, se aprovado, a audiência com os constitucionalistas deverá ocorrer na semana que vem.

Caso a admissibilidade das PECs seja aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito das propostas e, só depois, será feita a votação no plenário da Câmara. Se rejeitada, as propostas serão arquivadas.

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário